HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA DO LIVRO E DA LEITURA

Authors:RAIMUNDA DIAS DUARTE 1, MARIA DO SOCORRO PEREIRA LIMA 1, MARICILDE OLIVEIRA COELHO 1
Institution1 UFPA - Universidade Federal do Pará (Pará/Brasil)

Abstract

Suscitar e fomentar discussões sobre a historia e a historiografia do livro e da leitura é o objetivo deste simpósio temático porque se entende que a temática é muito significativa para os estudos de língua portuguesa, embora o tema pareça ter pouca inserção nos espaços de debate e reflexão sobre a língua. Desde a invenção da imprensa, por Gutenberg, as discussões sobre a história do livro nos permitem entender como as ideias são transmitidas por via impressa e como a palavra impressa afeta o pensamento e o comportamento do sujeito. Então, é importante entender o processo de produção, impressão, edição, caracterização, comercialização e circulação do livro e as marcas que autor e editor deixam na obra que permitem que se faça a reconstrução do leitor pensado pelo autor/editor quando da produção do objeto de leitura. O estudo sobre a história do livro também nos permite compreender quem foram os autores das obras, para que as produziram e sob que condição de produção. Contudo, a forma de registro de um livro nem sempre é resultado de uma produção editorial impressa. Hoje, o livro também pode ser uma imagem digital em uma tela de computador. No passado, já foi registro em barro, pedra, papiro, pergaminho. Os diferentes suportes da leitura e as diferentes formas e possibilidades de ler apontam para diferentes formas de sociabilidade. Neste simpósio temático, o campo da história da leitura está relacionado a leituras antigas, práticas de leitura datadas, em que o pesquisador investiga no próprio texto e na materialidade do impresso os índices das práticas que suscitaram a leitura. Mas também está relacionado à história das práticas da leitura relacionadas às formas de apropriação do texto pelo leitor.

Keywords: História, Historiografia, Livro, Leitura


Minicurrículo:

RAIMUNDA DIAS DUARTE

Professora da UFPA.Graduação em Língua Portuguesa(UFPA), Mestrado em Letras/Linguística(UFPA) e Doutorado em Educação(UFPA). Lider do Grupo de Estudo em História do Livro Didático na Amazônia (GEHLDA). Coordenou o I Encontro de História do Livro Didático da Amazônia (I EHLDA-2018). Autora da obra 'Livros escolares de leitura da Amazônia: produção, edição, autoria e discursos sobre educação de meninos, civilidade e moral cristã', publicada pela Pontes Editores em abril de 2018.

 



MARIA DO SOCORRO PEREIRA LIMA

Professora Adjunta da UFPA. Graduação-Letras(UFPA). Especialização-Linguística Aplicada(PUC-MG). Mestrado em Educação(UEPA). Doutorado em Educação(UFPA). Coordena o Grupo de História da Educação da Criança na Amazônia Paraense(GHECAP) e integra o Grupo de Pesquisa Constituição do Sujeito e Educação(ECOS/ICED/UFPA) e o grupo de pesquisa História da Educação na Amazônia(GHEDA/UEPA). Desenvolve projeto de pesquisaem história da Infância e da educação da criança na Amazônia paraense e em História da Educação no Brasil.



MARICILDE OLIVEIRA COELHO

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Pará(1986), mestrado em educação pela Faculdade de Educação(2004), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo(2008) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais(2014). Atuando principalmente nos seguintes temas:História da educação, CULTURA ESCOLAR, método de ensino, história cultural.