ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA, PRECONCEITO E INTOLERÂNCIA

Authors:CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES 1, VALTER PEREIRA ROMANO 2
Institution1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais/Brasil), 2 UFLA - Universidade Federal de Lavras (Minas Gerais/Brasil)

Abstract

Variação, preconceito e intolerância são termos recorrentes na literatura pertinente, a partir da segunda metade do século XX. Relacionados com aspectos sociais da linguagem, esses termos surgiram em diferentes momentos, cada um constituindo uma área de interesse diverso, mas compartilhando pontos comuns enquanto conceitos e enquanto práticas para as quais se orientam. Considerando-se que a Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística que possui como campo de estudo a língua em uso dentro das comunidades de fala, correlacionando aspectos sociais e linguísticos e tratando-se de uma ciência que focaliza os empregos linguísticos concretos e heterogêneos no que diz respeito às múltiplas possibilidades da língua, pretende-se, neste Simpósio, a partir daí, discutir conceitos de variação linguística, preconceito, intolerância e ensino, como subsídios para discussão de propostas alternativas para o ensino de língua materna. Mesmo considerando-se uma discussão conceitual, tendo em vista a proposta do Simpósio de se realizarem discussões sobre propostas de ensino de língua materna, a discussão dos conceitos levará em conta, na medida do possível, aspectos educacionais relacionados, além dos aspectos culturais da variação e mudança linguísticas, do preconceito e do ensino. Assim como a variação/mudança linguística, qualquer que seja a abordagem sobre preconceito e ensino sempre implica o conhecimento do grupo social ao qual pertencem ou fazem parte os sujeitos ou usuários do letramento. É oportuno enfatizar que variação/mudança linguística, preconceito e ensino, enquanto ações sociais, compõem-se de diversidade em razão dos distintos contextos sociais em que ocorrem.

Keywords: Língua Portuguesa, Ensino, Variação linguística, Preconceito, Intolerância


Minicurrículo:

CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES

Pós-doutorando em Língua e Cultura (UFBA), Doutor em Linguística (USP), Mestre em Letras  (UFMG); licenciado e bacharel em Letras (UFOP); Professor Associado no Departamento de Letras (UFOP), Coordenador do Mestrado em Letras (UFOP),  Coordenador do Curso de Especialização Uniafro: promoção da igualdade racial na escola (UFOP), membro dos grupos de pesquisa: (GPDG/USP), (GPDS-UFOP), (GELCI-UFOP), (NEABI-UFOP); membro do GT de Sociolinguística da ANPOLL, membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).



VALTER PEREIRA ROMANO

Graduado em Letras Vernáculas e Clássicas, Mestre e Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Professor Adjunto no Departamento de Estudos da Linguagem da UFLA e membro do colegiado da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). É coordenador adjunto do curso de Letras/Português (EAD). É pesquisador do Projeto ALIB. É líder do Grupo de Pesquisas Geolinguísticas e Sociodialetológicas de Minas Gerais - GPGeSMiG.