ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: DISCURSOS E PRÁTICAS EM PROJETOS DE FORMAÇÃO DOCENTE

Authors:JANAÍNA ZAIDAN BICALHO FONSECA 1, MARIA ALZIRA LEITE 2
Institution1 UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Minas Gerais/Brasil), 2 UNIRITTER - Centro Universitário Ritter dos Reis (Rio Grande do Sul/Brasil)

Abstract

 

O presente simpósio objetiva colocar em discussão pesquisas que se voltem para o ensino da língua portuguesa na educação básica, com foco em leitura e escrita, cujas práticas didáticas envolvam ou não o meio digital. São bem-vindos trabalhados realizados no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e de projetos de extensão que fortaleçam a relação universidade-escola, colaborando para a reflexão do papel do professor em sala de aula, especialmente no que diz respeito à educação para a cidadania. Assim, convidamos pesquisadores que problematizam e discutem a formação do professor de língua materna a partir de ações formativas diversas a submeterem seus trabalhos à seleção de apresentações que comporão esse simpósio. Procuraremos conjugar, para isso, pesquisas que se respaldem nas perspectivas teóricas do Interacionismo Sociodiscursivo (SCHNEUWLY, DOLZ, 2004; BRONCKART, 2008, 2009) e/ou da Análise do discurso (AUTHIER-REVUZ, 1990; PÊUCHEUX, 1988; Foucault, 1971). Espera-se, dessa forma, oportunizar a reflexão sobre o processo de formação docente, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo; colocando-se em destaque a renegociação de discursos, na tentativa de (des)construir as práticas didáticas levadas a efeito em sala de aula por professores de português em formação.

Keywords: formação docente, ensino de língua materna, práticas didáticas


Minicurrículo:

JANAÍNA ZAIDAN BICALHO FONSECA

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), com mestrado e doutorado em Letras - Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Desde 2017 é professora efetiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuando na graduação em Letras. Na mesma instituição, entre setembro de 2017 e março de 2018, coordenou o PIBID de Língua Portuguesa. 



MARIA ALZIRA LEITE

Possui GRADUAÇÃO em LETRAS pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001), ESPECIALIZAÇÃO em PSICOPEDAGOGIA - ênfase em ensino especial e inclusão. MESTRADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2009), DOUTORADO em LETRAS: LINGUÍSTICA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), com período PDSE na Universidade Nova de Lisboa - FCSH. PÓS-DOUTORADO em LINGUÍSTICA APLICADA pela Unicamp (2016).