DISCURSO, SUBJETIVIDADE, VERDADE E AS CONDUTAS DOS SUJEITOS NO COTIDIANO

Authors:CLEUDEMAR ALVES FERNANDES 1, KÁTIA MENEZES DE SOUSA
Institution1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia (Minas Gerais / Brasil)

Abstract

Os estudiosos do discursivo, em geral, tomam a indagação o que aconteceu para que esse discurso fosse produzido? como uma questão subjacente e norteadora das análises a serem empreendidas. A esses estudos compete observar o entrelaçamento entre língua, história e sociedade para explicitar os elementos constitutivos dos diferentes e variados discursos constantemente produzidos, bem como os posicionamentos dos sujeitos constituídos pelos discursos. Em se tratando de discursos produzidos no cotidiano, em especial na realidade brasileira, atualmente, somos bombardeados por um excesso de discursos, caracterizados por uma espetacularização promovida pelas redes sociais que os colocam em circulação, os modificam, tornando-os acontecimentos que não cessam de produzir efeitos nos sujeitos. Desses efeitos de sentido, deparamo-nos como a construção de verdades abrolhadas para mediarem as práticas, as ações dos sujeitos dispersos no social. Diante disso, este Simpósio almeja reunir estudos voltados para análises de práticas discursivas do presente, e práticas não discursivas a elas vinculadas, visando a explicitar seus efeitos, suas determinações históricas, e, principalmente os lugares dos sujeitos dos discursos focalizados. Os discursos serão compreendidos como um acontecimento que se dispersa entre instituições, leis, vitórias e derrotas políticas, reivindicações, comportamentos, revoltas e reações e laboram como prática de subjetivação, sendo o sujeito um efeito da subjetividade.

Keywords: Discruso, Verdade, Subjetividade, Sujeitos, Cotidiano


Minicurrículo:

CLEUDEMAR ALVES FERNANDES

Professor Titular do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia; atua na Graduação em Letras e na Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Doutor em linguística pela Universidade de São Paulo; Líder do Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos – LEDIF/UFU/CNPq. Realizou Pós-Doutoramento (2011), junto à UNESP-CAr, como Pesquisador Sênior pelo CNPq, sobre “discurso e sujeito em Michel Foucault”. Autor de livros e artigos sobre Análise do Discurso e Michel Foucault.



KÁTIA MENEZES DE SOUSA

Professora associada da Universidade Federal de Goiás, vinculada ao PG em Letras e Linguística. Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista (2002). Líder do Grupo Trama de Análise do Discurso – UFG/CNPq. Realizou Pós-Doutoramento (2014) junto à UFSCar, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás – FAPEG, sobre “dispositivos de segurança e inovação na atualidade: os discursos, os saberes, as relações de poder na produção de subjetividades”.