PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO ENSINO BÁSICO: CONCEPÇÕES E USOS

Authors:FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS-LOPES 1, NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO 1, RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA 1
Institution1 UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (RN/Brasil)

Abstract

Este simpósio tem como objetivo reunir pesquisas concluídas e/ou em andamento voltadas para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa que discutam práticas escolares relacionadas com o uso e a reflexão da linguagem nas modalidades oral, escrita e digital, em diversas abordagens teóricas e metodológicas. Para tanto, ancora-se em uma perspectiva interacionista que concebe a linguagem como o lugar de constituição de relações sociais e discursivas cujos fundamentos convergem para  teorias de estudo da linguística da enunciação (Análise Dialógica do Discurso, Análise do Discurso, Linguística Textual, Análise da Conversação, Semântica Argumentativa e estudos ligados à Pragmática). Tendo em vista que esses construtos teóricos põem no centro de suas reflexões o sujeito da linguagem, as condições de produção, circulação e recepção do discurso, as relações de sentido estabelecidas entre os interlocutores, o social, a dialogia, a argumentação, a ideologia, a historicidade da linguagem, as questões de identidade, entre outras, o objetivo deste simpósio consiste em estabelecer diálogo entre essas vertentes observando as afinidades entre elas. Considerando essas peculiaridades, espera-se agrupar trabalhos que possam contribuir para as práticas de linguagem com subsídios teóricos, metodologias e procedimentos intervencionistas que procurem efetivamente colaborar para dirimir os problemas de linguagem presentes nas práticas escolares.

Keywords: Práticas de linguagem , Ensino básico , Língua portuguesa, Ensino, Aprendizagem


Minicurrículo:

FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS-LOPES

Graduada em Letras (UFRN). Especialista em Linguística Aplicada (UFRN). Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN). Professora de Graduação do Departamento de Letras Vernáculas e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no Campus de Açu. Líder 2 do grupo de pesquisa Pradile. Membro do projeto de extensão Práticas de leitura e escrita no ensino fundamental: interação universidade-escola. Pró-reitora de Ensino de Graduação da UERN.



NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO

Graduada em Letras. Especialista em Produção de texto, Leitura e Gramática, Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN). Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras)/UERN. Membro do projeto de extensão Práticas de leitura e escrita no ensino fundamental: interação universidade-escola. Membro dos grupos de pesquisa Discurso & Gramática (D&G) e Estudos Funcionalistas e Ensino de Línguas (EFEL). Coordenadora do Profletras/UERN.



RISOLEIDE ROSA FREIRE DE OLIVEIRA
Graduada em Letras (UFRN). Mestre e Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN). Professora de Graduação no Departamento de Letras Vernáculas e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras) no Campus de Açu. Coordenadora do projeto de extensão Práticas de leitura e escrita no ensino fundamental: interação universidade-escola. Membro do grupo de pesquisa Práticas Discursivas na Contemporaneidade. Líder do grupo de pesquisa Práticas discursivas, linguagens e ensino (Pradile).