CONTATO LINGUÍSTICO E FORMAÇÃO DO PB: ESTUDOS SEMÂNTICO-COGNITIVISTAS

Authors:MARIA LUCIA LEITÃO DE ALMEIDA 2, ANDERSON SALVATERRA MAGALHÃES 1, JANDERSON LEMOS DE SOUZA 1
Institution1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (SP/Brasil), 2 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ/Brasil)

Abstract

Neste simpósio, abrigam-se trabalhos acerca da história da língua portuguesa sob a ótica da Linguística Cognitiva, principalmente a Semântica Cognitiva, da Gramática das Construções e da Gramática Cognitiva. Interessam, também, trabalhos que proponham diálogo entre esses quadros teóricos e outros que partilhem da premissa quanto à continuidade entre a experiência sociocultural e a dimensão semântica da linguagem. Os temas de pesquisa atinentes a este simpósio devem se fundamentar na compreensão de que a cognição é histórico-socialmente situada e, por isso, não cinde histórias interna e externa da língua. Com base nessa concepção, interessam estudos acerca de questões gramaticais e lexicais advindas do contato entre o português brasileiro e diferentes línguas africanas, da convergência e divergência na lusofonia, da semiose e conceptualização em língua portuguesa, entre outros. Este simpósio é proposto a partir da interface de três grupos de pesquisa cadastrados no Diretório de Grupos do CNPq, a saber, Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP/UFRJ/CNPq), Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC/UNIFESP/CNPq) e Semiologia e Discurso (UNIFESP/CNPq), e visa a reunir pesquisadores de diferentes instituições que tenham novas respostas para antigas questões da formação do português brasileiro, como: que sentido faz abordar as construções próprias do português brasileiro com base no contato com outras línguas? O que as especificidades lexicais e gramaticais do português brasileiro revelam acerca de conceptualizações motivadas por contato? Como um modelo baseado no uso pode explicar recorrências semântico-cognitivas entre línguas?

Keywords: contato linguístico, formação do PB, Semântica Cognitiva, Gramática Cognitiva, estudos de interface


Minicurrículo:

MARIA LUCIA LEITÃO DE ALMEIDA

Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas, Faculdade de Letras, UFRJ. Líder do Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP/UFRJ/CNPq) junto com a Profª Ana Paula Quadros Gomes. Membro do grupo de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC/UNIFESP/CNPq). Doutorado e Mestrado em Linguística pela UFRJ. Pós-doutorado em Semântica, sob a supervisão do Prof. Rodolfo Ilari (UNICAMP/CNPq). Áreas de interesse: linguística cognitiva, semântica, morfologia, léxico.



ANDERSON SALVATERRA MAGALHÃES

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, UNIFESP. Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP). Pós-Doutorado em Língua Portuguesa, sob a supervisão da Profª Maria Lucia Leitão de Almeida (UFRJ). Líder, junto com o Prof. João Kogawa, do grupo de pesquisa Semiologia e Discurso (GP/UNIFESP/CNPq) e membro do Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP/UFRJ/CNPq). Áreas de interesse: dialogismo, semântica, léxico.



JANDERSON LEMOS DE SOUZA

Professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, UNIFESP. Doutorado em Língua Portuguesa (UFRJ) e Mestrado em Estudos da Linguagem (PUC-Rio). Líder, junto com o Prof. Marcello Marcelino Rosa, do grupo de pesquisa Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC/UNIFESP/CNPq) e membro do Grupo de Estudos Semânticos do Português (GESP/UFRJ/CNPq). Áreas de interesse: linguística cognitiva, semântica, morfologia, léxico.