PORTUGUÊS PARA SURDOS: DA PESQUISA AO ENSINO E À APRENDIZAGEM

Authors:SÔNIA MARGARIDA RIBEIRO GUEDES 1, ANDRÉA DOS GUIMARÃES DE CARVALHO 2, JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO 3,1
Institution1 UnB - Universidade de Brasília (Distrito Federal/Brasil), 2 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (Goiás/Brasil), 3 UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (Piauí/Brasil)

Abstract

No decorrer dos anos, tem-se observado uma crescente demanda por profissionais qualificados na área de ensino de Português escrito, como segunda língua (L2), para surdos, tanto no ensino básico como em cursos superiores. Essa demanda surgiu após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Lei 10.436 no ano de 2002 e a explosão de ações educativas e pedagógicas de inclusão desses alunos em instituições de ensino, desencadeando um aumento do número de pesquisas desenvolvidas nessa área, trazendo um olhar diferenciado de pesquisadores sobre as relações envolvendo a Libras, o sujeito surdo, a surdez e os aspectos socioculturais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem do português escrito, como L2, para esse público, seja no âmbito da produção de material didático, na elaboração de atividades para a sala de aula, uso de tecnologias, entre outros. Assim, a proposta deste simpósio é promover um ambiente em que se evidenciem conhecimentos e informações pertinentes ao ensino de Português escrito direcionado ao público surdo, por meio de discussões teóricas e práticas para questões relativas aos conteúdos gramaticais, discursivos e interculturais desse ensino, papel e formação docente qualificada para tal ensino, propostas curriculares, ações didático-pedagógicas, propostas e demais assuntos em torno dessa área. Dessa forma, nosso objetivo principal é contar com o maior número possível de trabalhos que apresentem propostas de projetos de pesquisas acadêmicas (concluídas ou em andamento) nos últimos anos, para que tais conhecimentos e informações, nessa área, se materializem e disseminem entre linguistas, docentes da língua portuguesa e acadêmicos, não apenas no Brasil, mas, para além de suas fronteiras, abrangendo diversas perspectivas no campo da linguística, da educação, dentre outros.

Keywords: Ensino de Português para surdos, Português Escrito, Português por escrito como L2, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais


Minicurrículo:

SÔNIA MARGARIDA RIBEIRO GUEDES

Graduada em Letras/Português e respectiva literatura pela Universidade de Brasília, Mestre e Doutora em Linguística pela mesma instituição. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília, na área de bilinguismo e educação de surdos. É professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal, desde 1997. Possui experiência em docência superior, como Professora Pesquisadora e tutora da Universidade Aberta do Brasil.



ANDRÉA DOS GUIMARÃES DE CARVALHO

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília e mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora efetiva dos Cursos de Letras/Libras e Letras/Tradução e Interpretação Libras/Português da UFG.



JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO

Graduado em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus; Especialista em Libras pela Faculdade Latino-americana de Educação e em Docência do Ensino Superior pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo; Mestre em Letras pela UFPI e Doutor em Linguística Universidade de Brasília. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos - PI.