LÉXICO E DISCURSO: PESQUISA E ENSINO

Authors:ELIS DE ALMEIDA CARDOSO 1, ÁLVARO ANTÔNIO CARETTA 2, VALÉRIA GIL CONDÉ 1
Institution1 USP - Universidade de São Paulo (Brasil), 2 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (Brasil)

Abstract

O Simpósio tem por objetivo reunir pesquisadores que trabalham com o léxico em diferentes perspectivas -  semântica, morfológica, estilística, discursiva e histórica -, aliando as pesquisas realizadas na universidade ao ensino de língua portuguesa. A abordagem da palavra ocorre a partir de seu significado/função no contexto, pois entende-se que, para se segmentar o todo em suas partes constitutivas, há que se considerar a articulação e o significado globais do enunciado e os componentes da situação comunicativa, como contexto – linguístico e extralinguístico -, identidade dos sujeitos enunciadores e condições sócio-históricas.

O estudo do léxico sob a perspectiva histórica elucida questões da língua no tempo presente, tais como suas atualizações do ponto de vista semântico, identifica criações neológicas e reflete sobre o uso e manutenção de criações pretéritas. Por meio da escolha lexical e da formação de unidades lexicais neológicas, pode-se compreender de que forma se atingem os aspectos ideológicos envolvidos em diferentes gêneros discursivos. Percebe-se, também, a intenção dos interlocutores; verifica-se a construção de campos léxico-semânticos; nota-se de que maneira ocorre a relação entre os elementos conceituais, que apresentam características objetivas da realidade, e os elementos afetivos, que obrigam considerar as posições de quem utiliza as unidades lexicais. Objetiva-se, então, mostrar que a escolha lexical está ligada à liberdade de expressão, à visão de mundo e a um momento sócio-histórico e esse é o olhar que se pretende tanto por parte de pesquisadores vinculados aos estudos do léxico, como por parte dos formadores de professores e dos professores de língua portuguesa da educação básica.

A partir dessas observações, é possível associar pesquisa e ensino, desenvolvendo-se materiais e métodos e aplicando-os às disciplinas curriculares que visam abranger a língua enquanto expressão cultural, fomentando no ensino-aprendizagem habilidades que se amalgamam ao contexto cultural e sócio-histórico.

Keywords: léxico, discurso, ensino, escolha lexical, contexto sócio-histórico cultural


Minicurrículo:

ELIS DE ALMEIDA CARDOSO

Elis de Almeida Cardoso é livre-docente pela Universidade de São Paulo e professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH-USP). É pesquisadora da linha de Estudos do Léxico e orientadora em dois programas: Profletras e Filologia e Língua Portuguesa. Tem desenvolvido suas pesquisas nas áreas de Morfologia, Lexicologia e Estilística. É autora do livro Drummond: um criador de palavras (São Paulo, Annablume, 2013).



ÁLVARO ANTÔNIO CARETTA

Álvaro Antônio Caretta é doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo e professor de Língua Portuguesa (graduação e pós-graduação) no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Tem desenvolvido suas pesquisas na área de Análise do Discurso, direcionando sua pesquisa ao estudo da canção popular brasileira. É autor do livro Estudo dialógico-discursivo da canção popular brasileira (São Paulo, Annablume, 2013).



VALÉRIA GIL CONDÉ

Valéria Gil Condé é doutora e professora da Universidade de São Paulo. Atua, em nível de pós-graduação, no Programa de Filologia e Língua Portuguesa e também no Profletras. Em nível de graduação, atua na área de Filologia Românica. Sua pesquisa está vinculada a estudos do português comparados às línguas iberorromanicas com ênfase nos estudos históricos e morfológicos.