A CIRCULAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM PRÁTICAS ORAIS/FALADAS E LETRADAS/ESCRITAS

Authors:LOURENÇO CHACON JURADO FILHO 1, CRISTIANE CARNEIRO CAPRISTANO 2, ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA 3
Institution1 UNESP - Universidade Estadual Paulista (SP/Brasil), 2 UEM - Universidade Estadual de Maringá (PR/Brasil), 3 UFBa - Universidade Federal da Bahia (BA/Brasil)

Abstract

Este simpósio tem como objetivo discutir a circulação da Língua Portuguesa em práticas orais/faladas e/ou letradas/escritas em diferentes contextos sócio-históricos e sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Essa circulação poderá estar relacionada, por exemplo: (a) à linguagem na infância, em seu modo de enunciação falado, em contextos considerados como normais e em contextos considerados como desviantes; (b) à linguagem na infância, em seu modo de enunciação escrito, vista em diferentes contextos sócio-históricos; (c) à discussão sobre letramento, alfabetização e escolarização; (d) à emergência da escrita no contexto da tecnologia digital; (e) e à relação entre produção falada e escrita e a medicalização na infância. Com este simpósio, desejamos fomentar diálogos entre diferentes áreas da Linguística e da Linguística Aplicada com a Fonoaudiologia e a Pedagogia, uma vez que pesquisadores e profissionais de todos esses campos de conhecimento têm se interessado, já há algum tempo, por entender o papel das práticas de oralidade e de letramento nos fenômenos linguísticos de que se ocupam – em suas atividades científicas, clínicas e pedagógicas com a linguagem. Evidência desse interesse é o relativo consenso (entre esses profissionais) de que, para se compreender o funcionamento da Língua Portuguesa nessas atividades, tanto em contextos considerados como normais, quanto em contextos considerados como desviantes, é necessário interrogar–se sobre como a estruturação e funcionamento da língua podem estar sob o efeito dessas práticas.

Keywords: Fala, Escrita, Oralidade, Letramento, Linguagem na infância


Minicurrículo:

LOURENÇO CHACON JURADO FILHO

Graduação em Letras Português Francês pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, pós-doutorado em Linguística pela University of Florida e pela Universidade de Lisboa. Docente na Universidade Estadual Paulista. Experiência na interface Linguística/Fonoaudiologia, desenvolvendo trabalhos (1) sobre hesitações na fala infantil e (2) sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas na aquisição da escrita.



CRISTIANE CARNEIRO CAPRISTANO

Graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em Estudos Linguísticos pela mesma universidade, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, desenvolvendo pesquisas com ênfase nos temas: aquisição da escrita e letramento.



ELAINE CRISTINA DE OLIVEIRA

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professora da Universidade Federal da Bahia, vinculada ao Departamento de Fonoaudiologia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, linguagem escrita, fonoaudiologia educacional e medicalização.