TEXTO MULTISSEMIÓTICO, LEITURA E ENSINO

Authors:TÂNIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO 1, ELIANE APARECIDA MIQUELETTI 2
Institution1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Paraná/Brasil), 2 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (Mato Grosso do Sul/Brasil)

Abstract

Os diversos e diferentes tipos de textos que circulam em nosso cotidiano constituem-se em fato cultural e objeto de conhecimento que pressupõe atenção especial sobre a formação docente e o ensino. Texto verbal, não verbal, sincrético, semioses, linguagem sincrética, discurso cinematográfico, multiletramento, multissemiose, entre outros, são termos que têm permeado estudos que se ocupam da construção dos sentidos nas mais variadas formas de construção textual que articulam diferentes linguagens e, dentro disso, do ensino de leitura, uma das competências escolares com baixo índice de desempenho no Brasil. O ensino de leitura na escola não pode mais se restringir somente ao texto verbal, é importante oportunizar aos alunos dar conta da produção de sentido nos mais variados tipos de textos, sejam eles verbais, não verbais, verbo-viso-sonoros, tornando-se, assim, proficientes e crítico aos variados textos que circulam socialmente. Cabe atentar para o fato de que os gêneros permeados por essas configurações exigem leitores aptos a captar, nas diversas formas de construção expressiva, os sentidos intencionalmente construídos, conforme Rojo (2009): de textos multimodais, pois integram as modalidades de linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal; de textos multissemióticos, já que exploram um conjunto de signos/linguagens, ampliando a noção de letramentos para o campo da imagem, de outras semioses que não somente a escrita. A escola é vista como um agente de letramento e é importante criar condições para isso. Nesse contexto, teorias voltadas para a construção dos efeitos de sentido nos textos podem auxiliar nesse processo. Integrando pesquisa e ensino, aceitamos trabalhos que articulem as várias linguagens desses textos com o ensino de Língua Portuguesa.

Keywords: Leitura, Texto multissemiótico, Ensino


Minicurrículo:

TÂNIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO

Doutora e Pós-doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Pertence à equipe técnica pedagógica da SEED. Desenvolve pesquisas nos Grupos de Pesquisa Crítica Textual e Edição de Textos – UERJ/Rio de Janeiro; Semiótica da Narrativa Verbal e Visual – UEL/Londrina; Leituras Literárias: Teoria Crítica, Análise e Ensino – UENP/Jacarezinho.



ELIANE APARECIDA MIQUELETTI

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade de Comunicação, Artes e Letras. Entre as áreas/temáticas de atuação estão: análise semiótica, discursos midiáticos e escolares sobre o indígena, ensino de língua portuguesa e estágio supervisionado em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF).