TEXTO MULTISSEMIÓTICO, LEITURA E ENSINO
Authors: | TÂNIA REGINA MONTANHA TOLEDO SCOPARO 1, ELIANE APARECIDA MIQUELETTI 2 | Institution | 1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Paraná/Brasil), 2 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (Mato Grosso do Sul/Brasil) |
Abstract
Os diversos e diferentes tipos de textos que circulam em nosso cotidiano constituem-se em fato cultural e objeto de conhecimento que pressupõe atenção especial sobre a formação docente e o ensino. Texto verbal, não verbal, sincrético, semioses, linguagem sincrética, discurso cinematográfico, multiletramento, multissemiose, entre outros, são termos que têm permeado estudos que se ocupam da construção dos sentidos nas mais variadas formas de construção textual que articulam diferentes linguagens e, dentro disso, do ensino de leitura, uma das competências escolares com baixo índice de desempenho no Brasil. O ensino de leitura na escola não pode mais se restringir somente ao texto verbal, é importante oportunizar aos alunos dar conta da produção de sentido nos mais variados tipos de textos, sejam eles verbais, não verbais, verbo-viso-sonoros, tornando-se, assim, proficientes e crítico aos variados textos que circulam socialmente. Cabe atentar para o fato de que os gêneros permeados por essas configurações exigem leitores aptos a captar, nas diversas formas de construção expressiva, os sentidos intencionalmente construídos, conforme Rojo (2009): de textos multimodais, pois integram as modalidades de linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal; de textos multissemióticos, já que exploram um conjunto de signos/linguagens, ampliando a noção de letramentos para o campo da imagem, de outras semioses que não somente a escrita. A escola é vista como um agente de letramento e é importante criar condições para isso. Nesse contexto, teorias voltadas para a construção dos efeitos de sentido nos textos podem auxiliar nesse processo. Integrando pesquisa e ensino, aceitamos trabalhos que articulem as várias linguagens desses textos com o ensino de Língua Portuguesa.
Keywords: Leitura, Texto multissemiótico, Ensino
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