ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA, OUTRAS LINGUAGENS E LITERATURA: AS NOVAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO

Authors:EVA CRISTINA FRANCISCO 1, NERYNEI MEIRA CARNEIRO BELLINI 2, PATRÍCIA CRISTINA DE OLIVEIRA DUARTE 2
Institution1 IFSP - Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Avaré (SP/Brasil), 2 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná - Câmpus Jacarezinho (PR/Brasil)

Abstract

Na confluência entre mudança social e ética da diferença, em um mundo marcado por expressivos contrastes sociais e éticos, este simpósio visa à ampliação/ressignificação de saberes, que possam instrumentalizar os professores em formação – inicial e contínua – na gratificante tarefa de ser e ensinar a ser professor de língua portuguesa/linguagens. Dentre as inovadoras e vigentes formas/metodologias de ensino estão as novas tecnologias. Percebemos, claramente, a  dependência destas em vários âmbitos da sociedade mundial. Reunindo estudiosos da área de Novas Tecnologias Educacionais, Ensino de Língua Portuguesa/Linguagens e Formação Docente, pretende-se fomentar a socialização de saberes e a interação entre os participantes, estabelecendo um profícuo e dialético diálogo, que culmine em significativas reflexões sobre a temática abordada e o desafio docente de criar as condições para que o estudante, situado e significado, possa engajar-se criticamente ao processo de transformação da realidade social, econômica e política de seu contexto histórico-social. Por meio das novas tecnologias, o docente tem a oportunidade de potencializar o trabalho com a interdisciplinaridade, importantíssima para o diálogo e interfaces entre os saberes e apresentada como essencial pelos documentos que regem a Educação Nacional (Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCE). Ao tornar o uso de novas tecnologias como instrumento para o ensino-aprendizagem da área de línguas e linguagens, trabalhamos com contextos, situacionalidade, interação, inovação. Portanto, aguardamos pesquisas, iniciais, em andamento ou concluídas, que versem sobre o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, outras linguagens e literatura por meio de aplicativos, gêneros digitais, plataformas de aprendizagem, sites educativos e demais ambientes virtuais. O reconhecimento desta necessidade e aplicação das novas tecnologias como instrumento essencial de enriquecimento da forma de ensinar e aprender pode capacitar o docente a aprimorar sua forma de mostrar os caminhos para o conhecimento.

Keywords: Ensino-aprendizagem, Língua Portuguesa;, Linguagens;, Novas tecnologias, Formação de professores


Minicurrículo:

EVA CRISTINA FRANCISCO

Pós-doutorado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestrado em Comunicação pela Universidade de Marília (UNIMAR); Especialização em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional (Uninter); Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); É docente do Curso de Letras do IFSP; Lídera o grupo de Pesquisa EALIFP (Ensino-Aprendizagem de Línguas e Interdisciplinaridade: formação do professor).



NERYNEI MEIRA CARNEIRO BELLINI

Doutorado e mestrado em Letras na área de concentração Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Licenciatura em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista (UNESP); Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É docente do Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Líder do Grupo de Pesquisa Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira Moderna e Formação de Professores na UENP.



PATRÍCIA CRISTINA DE OLIVEIRA DUARTE

Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), mestrado em Letras,área de Estudos Linguísticos, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestrado em Educação, especialização em Língua Portuguesa e Literatura e graduação em Letras Português/Francês, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho. É docente do Centro de Letras, Comunicação e Artes, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho), atuando na graduação e no PROFLETRAS.