AQUISIÇÃO E PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Authors:MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE 1, EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA 1
Institution1 UFPB - UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (PARAÍBA/BRASIL)

Abstract

O objetivo do GT é discutir pesquisas que contemplem a entrada da criança nas linguagens oral, escrita e gestual, tendo por pressupostos a multimodalidade e os multiletramentos, que se norteiam pela perspectiva interacional. Aspectos multimodais da interação familiar e/ou escolar são de interesse desse GT. Como também, as singularidades presentes nesse processo, aí incluídas as patologias e dificuldades tanto na oralidade (verbal e gestual), quanto na escrita. Trabalhos com enfoque em autores como: Bruner, Vygotsky, Tomasello, Bakhtin, Benveniste são bem vindos. Dessa forma, espera-se congregar trabalhos que reflitam sobre a aquisição da linguagem em suas distintas modalidades e debatam práticas que destaquem seus usos e funções sociais,  com ênfase em aspectos interacionais e culturais. Afinal a Aquisição da  Linguagem  tem sido um lugar de observação da relação do sujeito com a língua, pois se trata de uma relação especial em que a criança está entrando no circuito da linguagem. E essa entrada desencadeia certos movimentos discursivos, que dão visibilidade a determinados efeitos que ajudam o estudioso a compreender um pouco melhor a relação do homem com a linguagem. Naturalmente, as metodologias serão diferenciadas contemplando os diversos objetivos e recortes pesquisados. O GT será uma oportunidade para refletir sobre percursos já construídos e vislumbrar novos caminhos para a pesquisa sobre o campo da aquisição em suas áreas de atuação.

Keywords: aquisição da linguagem oral, aquisição da linguagem escrita, gestualidade, multimodalidade, escola


Minicurrículo:

MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE

Tem doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999) na árera de Aquisição da Lingaugem. Atualmente é professora Associada da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da linguagem, manhês, ensino-aprendizagem, subjetividade e interação. É Bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq.



EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA

 É professora Titular da Universidade Federal da Paraíba, membro da Pós-Graduação de Linguística (PROLING) da UFPB, atuando na área de Aquisição da Linguagem. Interessa-se pelos processos de aquisição e desenvolvimento da fala e da escrita. Atualmente, coordena a formação do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa na UFPB e o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba- SOMA.