PESQUISAS EM LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS DIALÓGICOS DA LINGUAGEM

Authors:TEREZINHA DA CONCEIÇÃO COSTA-HÜBES 1, NEIL FRANCO 2, RODRIGO ACOSTA PEREIRA 3
Institution1 UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Paraná/Brasil), 2 UEM - Universidade Estadual de Maringá (Paraná/Brasil), 3 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (Santa Catarina/Brasil)

Abstract

Estudos contemporâneos no campo das Ciências da Linguagem têm buscado delinear caminhos distintos de investigação acerca da constituição e da funcionalidade da língua/linguagem nas práticas sociais. Dentre essas perspectivas, tem-se a abordagem dialógica, baseada nos escritos do Círculo de Bakhtin e nas pesquisas contemporâneas em Análise Dialógica de/do/do(s) Discurso(s). Com base, portanto, na concepção dialógica da linguagem, este simpósio visa reunir pesquisas: a) com foco na análise de gêneros do discurso nas diversas esferas de atividade humana; b) com foco na análise do discurso materializado nos diferentes gêneros discursivos; c) com foco nos gêneros do discurso na elaboração didática das práticas de leitura, escuta, produção textual e análise linguística e d) com foco na formação docente (inicial e contínua) no contexto da Educação Básica. Em suma, este simpósio tem por objetivo acolher propostas voltadas para a compreensão de aspectos (sociais, históricos, dialógicos, comunicativos, linguístico-discursivos etc.) da constituição e do funcionamento da língua/linguagem sob uma perspectiva dialógica que, dentre outras questões, considera que a interação social, engendrada por atravessamentos de ordem ideológico-valorativa, é o espaço de constituição e de funcionamento linguísticos. Ademais, acreditamos na relevância de reunir trabalhos sob o matiz dialógico não apenas pela sua contribuição nas políticas públicas de ensino de línguas no Brasil, em especial aquelas direcionadas à disciplina de Língua Portuguesa, como também, sobretudo, por entendermos que compreender a língua/linguagem sob o escopo da interação é pressuposto para o entendimento da língua/linguagem em uso.

Keywords: Pesquisas em Língua Portuguesa, Estudos Dialógicos da Linguagem, Língua/linguagem em uso


Minicurrículo:

TEREZINHA DA CONCEIÇÃO COSTA-HÜBES

Professora dos Programas de Pós-graduação em Letras (mestrado acadêmico e mestrado Profissional – Profletras) e do Curso de Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado e mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora na área de Linguística Aplicada com foco no tema: concepção dialógica da linguagem; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa.



NEIL FRANCO

Professor de Linguística do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL), do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integra os grupos de pesquisa Interação e escrita (UEM/CNPq) e GEMFOR – Gêneros textuais e mediações formativas (UEL/CNPq). Pesquisas nos temas: gêneros discursivos/textuais e ensino, gêneros jornalísticos e ensino, ferramentas didático-pedagógicas para o desenvolvimento da produção textual escrita na escola básica e na formação inicial em Letras.



RODRIGO ACOSTA PEREIRA

Professor de Linguística Aplicada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV), no Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) e no Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras). Integra o GT - Gêneros Textuais/discursivos da ANPOLL. Seus projetos de pesquisa e orientações consociam-se aos Estudos Dialógicos da Linguagem.