LETRAMENTO ACADÊMICO: TEORIAS E PRÁTICAS.

Authors:REGINA CELI MENDES PEREIRA 1
Institution1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Paraíba)

Abstract

As ações desenvolvidas no âmbito do Ateliê de Textos Acadêmicos buscam investigar o processo de elaboração de diferentes gêneros acadêmicos em interface com diferentes áreas de conhecimento. Nesse sentido, tem analisado as especificidades dos parâmetros de produção e da arquitetura textual desses gêneros e também os processos de didatização da escrita em ambiente universitário, principalmente em turmas de graduação, já que é no ingresso dos graduandos que são confrontados com a necessidade de desenvolver o conhecimento e a prática da escrita acadêmica configurada na elaboração de resumos, resenhas, projetos, artigos e ensaios. Assim, inseridos nesse contexto de investigação e corroborando a concepção de que a proficiência escrita não se constitui aprioristicamente e sim por meio da inserção em eventos de letramento e de práticas sistemáticas de escrita e de reescrita,  propomos como objetivo do simpósio reunir estudos e pesquisas que contemplem práticas e eventos de letramento acadêmico, tanto referente a reflexões sobre aspectos sócio-funcionais e estruturais dos gêneros de maior impacto no meio acadêmico, quanto no que refere às práticas pedagógicas nesse contexto. Portanto, o simpósio acolhe pesquisas e discussões desenvolvidas sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, desde que situem e focalizem a escrita acadêmica em seus usos, práticas e funções sociais.

Keywords: letramento, acadêmico, gêneros, teoria, prática


Minicurrículo:

REGINA CELI MENDES PEREIRA

Doutora em Letras pela UFPE (2005) e docente permanente no PROLING e no PGLE (UFPB). Bolsista de produtividade 1D do CNPq, líder do GELIT, coordenadora do Ateliê de Textos Acadaêmicos (ATA), membro do grupo Análise da linguagem, trabalho e suas relações (ALTER) da USP, editora da Revista Prolíngua e coordenadora da sub-sede da Cátedra UNESCO em Leitura e Escritura da América Latina