A LEITURA NO PISA E EM OUTRAS AVALIAÇÕES: ABORDAGENS CRÍTICAS DOS TESTES DE LARGA ESCALA NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Authors:ADILSON RIBEIRO DE OLIVEIRA 1, BERTRAND DAUNAY 2, RAQUEL BEATRIZ JUNQUEIRA GUIMARÃES 3
Institution1 IFMG - Campus Ouro Branco - Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Branco (Minas Gerais, Brasil), 2 Université de Lille - Université de Lille - França (Nord Pas de Calais, França), 3 PUC Minas - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Minas Gerais, Brasil)

Abstract

Os testes de larga escala são instrumentos avaliativos amplamente utilizados na atualidade, tanto em âmbito nacional quanto internacional, impactando de variadas formas e em diversos sentidos as práticas, os discursos, as políticas públicas do contexto educacional. Nesse quadro, o projeto “Desafios interculturais das avaliações e das comparações internacionais: olhares cruzados Brasil-França”, conduzido por parceria entre pesquisadores da PUC Minas (Brasil) e da Universidade de Lille (França), visa a interrogar, notadamente de um ponto de vista didático, as abordagens interculturais das avaliações e das comparações internacionais em educação que vêm se constituindo, atualmente, como um grande desafio de ordem científica, social e política em matéria escolar no mundo. Mais particularmente, a cooperação estabelecida entre os pesquisadores brasileiros e franceses se interessa pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), com foco no teste de letramento em leitura. Como extensão do mencionado projeto, este simpósio pretende agregar trabalhos, finalizados ou em andamento, que se engajem em abordagens críticas das avaliações da compreensão em leitura propostas nos/pelos testes de larga escala. De um ponto de vista integrador, que contempla aspectos de ordem teórico-conceitual e metodológica, com base em perspectivas advindas dos campos da Linguística, da Literatura e da Didática, articuladamente ou não, propõe-se um momento de estudos, de trocas e de reflexões em torno dos problemas que se apresentam em avaliações dessa natureza.

Keywords: Letramento, Leitura, Avaliação, PISA, Testes de Larga Escala


Minicurrículo:

ADILSON RIBEIRO DE OLIVEIRA

Adilson Ribeiro de Oliveira é professor Titular de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG – Campus Ouro Branco). Possui metrado em Pedagogia Profissional (ISPETP – Cuba) e doutorado em Letras (PUC Minas). Seus interesses de estudo inserem-se no campo da Linguística Aplicada, envolvendo abordagens relacionadas à leitura, à produção de textos, aos letramentos escolares, profissionais e universitários.



BERTRAND DAUNAY

Bertrand Daunay é professor e membro da equipe de pesquisa Théodile-CIREL da Universidade de Lille. Especialista em didática da língua e da literatura francesas, desenvolve pesquisas que o conduzem a questionar os fundamentos epistemológicos e metodológicos da Didática. Nos últimos anos, vem trabalhando, com Daniel Bart, em uma discussão teórica sobre o PISA, especialmente propondo uma análise crítica do letramento em leitura e do tratamento de textos literários nesse programa.



RAQUEL BEATRIZ JUNQUEIRA GUIMARÃES

Raquel Beatriz Junqueira Guimarães é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre e Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, atua nas áreas de Literatura Brasileira e Formação de Professores. Dedica-se aos estudos sobre o leitor e a leitura de textos literários. Atualmente, realiza a pesquisa “A livre circulação do verso" voltada para a poesia contemporânea e formas de circulação e divulgação da arte.