ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS NO ENSINO DE PORTUGUÊS
Authors: | VANIA CRISTINA CASSEB GALVAO 1, GIAN LUIGI DE ROSA 2 | Institution | 1 UFG - Universidade Federal de Goiás (Goiás/Brasil), 2 Unisalento - Università Degli Studi Del Salento (Lecce/Itália) |
Abstract
Esta proposta de simpósio pretende congregar trabalhos de pesquisa voltados para o uso de estratégias multimodais no ensino de português língua materna e língua estrangeira. Tem-se como princípio a consideração do texto como uma possibilidade linguística em cuja materialidade são acionadas várias linguagens, falada, escrita, imagética, audiovisual etc. A multimodalidade conjuga diferentes linguagens, que, em cooperação, atuam no processo de produção de sentidos. Logo, a análise e o uso de estratégias multimodais são importantes para o desenvolvimento de competências linguísticas no âmbito do ensino formal e não formal do português em suas mais diversas variedades e modalidades de realização.
São bem-vindos trabalhos de pesquisa baseados em uma concepção interacionista da linguagem, envolvendo diferentes áreas dos estudos linguísticos e das teorias da comunicação que reconheçam a língua em uso nas suas mais diferentes manifestações multimodais como base para a transposição didática e para a conversão metalinguística com fins didático-pedagógicos, com vias a um ensino produtivo da língua portuguesa nos seus mais diferentes níveis e tipos (educação básica, ensino de língua estrangeira, ensino universitário etc). Enfocam-se as relações ensino e internet; ensino e fala fílmica; ensino e charges; ensino e cartum; ensino e linguagem televisiva; ensino e histórias em quadrinhos; ensino e teatro; etc.
Keywords: Multimodalidade, Ensino , Funcionalismo , Fala midiática, Fala fílmica
|