LEITURA E DISCURSO: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO

Authors:BEATRIZ DOS SANTOS FERES 1, ROSANE SANTOS MAURO MONNERAT 1, FÁBIO ANDRÉ CARDOSO COELHO 2
Institution1 UFF - Universidade Federal Fluminense (Rio de Janeiro), 2 UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Abstract

O simpósio LEITURA E DISCURSO: REFLEXÕES E PROPOSTAS PARA O ENSINO procurará abranger o que a análise discursiva denomina de interpretação do texto como discurso. Tal perspectiva consiste em compreender e analisar o significado textual em função da ação discursiva do sujeito enunciador sobre o sujeito destinatário em determinados contextos sócio-comunicativos. Este Simpósio, portanto, apresenta como proposta acolher pesquisas, estudos e reflexões que operem com o universo linguageiro e situacional, adotando, assim, como fundamentação teórica, princípios da análise do discurso de cunho comunicacional, cujo objetivo é analisar a linguagem em ação, a mise- en-scène enunciativa e os efeitos produzidos pelo uso. Um dos objetivos da proposta é analisar/interpretar enunciados verbais, imagéticos ou verbo-visuais com referência não só à situação de comunicação em que são produzidos, como também às operações enunciativas que os realizam. Pretende-se verificar marcas da identidade (ethos) dos sujeitos da enunciação e os dispositivos de que se valem os enunciadores para conferir legitimidade e credibilidade à sua imagem. No que concerne à relevância da proposta, considera-se que a análise de texto como discurso postula uma mudança de enfoque no ensino de leitura e de interpretação. Em vez de se focalizar a linguagem somente como forma ou como portadora de conteúdos proposicionais, evidenciam-se sua capacidade de transformar o “mundo a significar” em um mundo significado discursivamente e sua natureza dialógica e acional, construtora de identidades sociais. Desse modo, a linguagem coloca em cena, além de valores informativos (referenciais), conceitos extralinguísticos e informações sobre as identidades dos participantes do ato comunicativo. Esses elementos contribuem para a significação global do texto e funcionam como subsídios para um ensino mais produtivo de leitura, interpretação e produção textual.

Keywords: Leitura, Discurso, Ensino, Enunciação


Minicurrículo:

BEATRIZ DOS SANTOS FERES

Beatriz dos Santos Feres é professora associada de Língua Portuguesa da UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-UFF, na Linha de Pesquisa “Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução”, ministrando cursos vinculados à disciplina “Semiolinguística”. Orienta pesquisas, inclusive de mestrado e doutorado. É líder do Grupo de Pesquisa Leitura, Fruição e Ensino e membro do GT Linguística de Texto e Análise da Conversação, da Anpoll.



ROSANE SANTOS MAURO MONNERAT

Rosane Santos Mauro Monnerat é professora titular do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas – Língua Portuguesa – da UFF. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem - UFF, na Linha de Pesquisa “Teorias do Texto, do Discurso e da Tradução”, ministrando cursos vinculados à disciplina “Semiolinguística”. Desenvolve sua reflexão teórica na interface linguagem e sociedade, interessando-se pela construção de imagens sociais em diferentes gêneros textuais.



FÁBIO ANDRÉ CARDOSO COELHO

Fabio André Cardoso Coelho é Professor Adjunto de Didática e Ensino de Língua Materna, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência na área de Letras e outras áreas, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, estilística, leitura, metodologia de ensino de língua portuguesa, prática de ensino de língua portuguesa. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Descrição e Ensino de Língua: Pressupostos e Práticas (CNPq).