IMAGINÁRIO, PERFORMANCE  E ECOPOÉTICA

Authors:MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA 1, ANTONIO DONIZETI DA CRUZ ANTONIO DONIZETI 2, IÊDO DE OLIVEIRA PAES IÊDO DE OLIVEIRA 3
Institution1 PUC GOIÁS - PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS (GOIÁS), 2 UNIOESTE - UNIOESTE - CASCAVEL (PARANÁ), 3 UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (PERNAMBUCO)

Abstract

RESUMO GERAL: O presente simpósio visa desenvolver reflexões e numa visão interdisciplinar, sobre as relações entre imaginário, performance e ecopoética a partir das imagens da devastação da natureza traduzidas e performatizadas em obras literárias, com base na abordagem sociológica, fenomenológica, na mitocrítica, semiótica, hermenêutica, cultural, histórica, mítica e na teoria do imaginário, no aspecto dos estudo da voz, das imagens, mitos, símbolos e arquétipos, tendo em vista as relações entre a literatura e as imagens da devastação da natureza transfigurada na arte da palavra. Nesse sentido, busca-se refletir sobre o imaginário, as questões ecológicas e filosóficas em escritas (ensaios, poesia, ficção) e do modo pelo qual o mundo natural é representado ou transfigurado ou performatizado na literatura, privilegiando um tipo de abordagem que investiga as imagens da degradação da natureza, examina com que objetivos escritores/ pensadores trabalham a ecologia nas suas obras, como a arte literária provoca e aciona sua voz para a discussão sobre temas: como a os desastres ambientais (como queimadas, poluição, seca, enchentes, esgoto etc.); decomposição da natureza; os maus-tratos aos não-humanos; as drásticas transformações operadas no mundo natural, a sua consequente intervenção na memória coletiva de um povo e como é construído esse imaginário que pode ser visto a partir dos fundamentos mítico-sociais e das dimensões simbólicas, arquetípicas, míticas , sociológicas e performáticas, relacionadas aos textos literários.

Keywords: Imaginário, Ecopoética, Perfomance, Natureza, Imagens;


Minicurrículo:

MARIA DE FÁTIMA GONÇALVES LIMA

Possui graduação em Letras (1985) e Direito pela (PUC/GO) (1987), mestrado em Literatura Brasileira pela UFG (1992) e doutorado em Letras (Área de Teoria da Literatura) pela UNESP - São José do Rio Preto (2004) e pós-doutorado pela  (PUC/ Rio)(2009), Pós-doutorado pela PUC São Paulo (2014). Coordenadora do Mestrado em Letras  da PUC Goiás.  É ensaísta e autora de obras de crítica e Literatura Infanto juvenil. 



ANTONIO DONIZETI DA CRUZ ANTONIO DONIZETI

Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), no Programa de Pós-graduação em Letras, área de Estudos da Literatura, sob orientação do Prof. Dr. Gilberto Mendonça Teles, com o estudo intitulado Lília Aparecida Pereira da Silva: Poesia, Imaginário e Criação Artística. Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).



IÊDO DE OLIVEIRA PAES IÊDO DE OLIVEIRA

Professor Associado I da Universidade Federal Rural de Pernambuco. mestrado em Letras pela UFda Paraíba (2002) , doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2007). Pós-Doutorado em Literatura e Crítica Literária pela PUC Goiás (2015). líder do Grupo de Pesquisa MILBA - Memória e Imaginário nas Literaturas Brasileira e Africanas - UFRPE; Líder do Grupo de Pesquisa GEAF - Grupo de Estudos em Literatura de Autoria Feminina.