LITERATURA E OUTRAS ARTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA LÍNGUA NÃO MATERNA

Authors:ROSA PORFÍRIA BIZARRO MONTEIRO DOS REIS SOARES 1, LOLA GERALDES XAVIER 1, ANA MARIA SALDANHA 1
Institution1 IPM - Instituto Politécnico de Macau (RAEM - RPCHINA)

Abstract

Reconhece-se hoje a importância de, no âmbito do processo de ensino e de aprendizagem de uma Língua (seja ela materna, não materna, adicional, de herança, segunda, terceira...), contemplar o recurso a materiais sociais cuja mais-valia formativa se coadune com as necessidades dos aprendentes e os desideratos das sociedades em que vivemos. A utilização do texto literário, mas também do texto fílmico, do texto dramático, do musical e de todo aquele que subjaz, estrutura ou corporiza diversas formas de expressão artística é, por conseguinte, um espaço didáctico onde as diferentes linguagens interagem na prossecução de finalidades educativas múltiplas, potenciadoras de uma formação de qualidade, não só em termos linguístico-comunicativos, mas também inter-culturais, atitudinais, comportamentais e sociais.

Pretende-se, assim, com este Simpósio apresentar perspectivas sobre o papel da Literatura e das outras artes no ensino e aprendizagem do Português Língua Não Materna. Nesse sentido, espera-se:

  1. reflectir sobre os contributos do texto literário em diferentes processos e contextos de ensino e de aprendizagem de uma língua não materna;
  2. debater a mais-valia do recurso de artes como o cinema, o teatro, a fotografia, a pintura, a banda desenhada, a música, a arte digital, etc., no desenvolvimento de competências linguístico-comunicativas e interculturais;
  3. promover a partilha de saberes, experiências e materiais didácticos na educação em línguas adaptados às exigências de diferentes públicos aprendentes.

São bem-vindos estudos, reflexões, propostas e experiências de todos os níveis de ensino, de diferentes contextos educacionais (formais e não-formais) que se assumam como contributos destinados a promover a qualidade da educação em línguas.

Keywords: Literatura, Cultura, Arte, Língua, Interculturalidade


Minicurrículo:

ROSA PORFÍRIA BIZARRO MONTEIRO DOS REIS SOARES

Professora coordenadora do Instituto Politécnico de Macau, é doutorada pela Universidade do Porto. Docente no ensino superior e formadora de professores de línguas, em diferentes países, orientou dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Autora, co-autora, organizadora e avaliadora de diversas publicações científicas, elege como áreas de investigação: a Didáctica das Línguas; a Formação de Professores e de Formadores de Professores; as Questões interculturais e Educação; a Tradução.



LOLA GERALDES XAVIER
Tem pós-doutoramento pela Universidade de Coimbra (UC) e doutoramento pela Universidade de Aveiro. Co-organizou e publicou livros sobre literaturas de língua portuguesa. Tem publicado vários artigos em revistas científicas internacionais e apresentado comunicações em vários Congressos nas áreas da Língua Portuguesa (materna e não materna), Literatura Portuguesa, Literatura Comparada e Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa. Actualmente, é professora coordenadora no Instituto Politécnico de Macau.

ANA MARIA SALDANHA

É professora adjunta convidada no Instituto Politécnico de Macau. Tem uma larga experiência docente em universidades francesas e da América do Sul. Tem pós-doutoramento pela Universidade Estadual de São Paulo e  doutoramento em co-tutela pela Universidade de Lisboa e pela Université Stendhal – Grenoble III. Tem apresentado comunicações e publicado artigos nas áreas das Literaturas e Culturas Portuguesa e Brasileira. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal.