LÉXICO: LÍNGUA, CULTURA E SOCIEDADE

Authors:MARIA SUELÍ DE AGUIAR 1, ANA LOURDES CARDOSO DIAS 2
Institution1 UFG - Universidade Federal de Goiás (Goiânia - Goiás - Brasil), 2 IFTO - Instituto Federal de Tocantins (Palmas - Tocantins - Brasil)

Abstract

Este simpósio visa reunir discussões sobre o léxico, pautando na visão do item lexical e expressões de uma língua que retrata o homem em sua cultura e ele na sociedade. Importa, nessa discussão, reunir estudiosos e pesquisadores que contribuam e/ou interessem pelo tema. O propósito central é usar as teorias do estudo do léxico que contribuam para compreender os mecanismos usados para formação e ampliação do léxico e expressões lexicais, bem como a compreensão semântica e etimológica do léxico das línguas e o que leva os falantes a fazerem suas escolhas lexicais. Os estudos esperados para apresentação nesse simpósio são aqueles que façam reflexões acerca do léxico e das expressões lexicais; trabalhos voltados à terminologia lexical; análises lexicológicas bem como lexicográficas, com o estudo de práticas de montagem de dicionários com diferentes propósitos como monolíngues, bilíngues, por campo semântico e outros. Também é propósito desse simpósio agregar trabalhos que contemplem os estudos onomásticos – toponímicos e antroponímicos - ao pensar que os nomes próprios fazem parte do léxico comum das línguas e demonstrarem de perto a relação entre língua, cultura e sociedade. Dessas abordagens na área da linguística, incluíram as correlações entre história, sociologia, economia, geografia, antropologia, política e aspectos linguístico-históricos de uma língua. A reflexão teórica se fundamenta nos trabalhos de  Biderman (1984), Carvalho (2009), Corominas (1954-1957), Aulete (1881), Poto Dapena (2002), Brinton e Traugotte (2005), Gutierrez Rodilla (1998), Cabré (1993), Basílio (2003) Wüster (2003), Dick (1990,1992), Solís (1997). Acreditamos que este simpósio servirá como mais uma oportunidade para discutirmos, através do léxico, os usos do léxico e reflexões deles na sociedade e na cultura.

Keywords: Léxico. , Onomástica., Língua. , Cultura., Sociedade


Minicurrículo:

MARIA SUELÍ DE AGUIAR

Maria Suelí de AGUIAR

Possui graduação em Bacharelado (1985), Mestrado (1988) e Doutorado (1994) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pela Universiteit Leiden (2005), Holanda, e pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Atualmente é professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Realiza pesquisa em Linguística Histórica, Descrição de Línguas (indígenas e não indígenas), Onomástica e Estudos do Léxico.



ANA LOURDES CARDOSO DIAS

Ana Lourdes Cardoso DIAS

Possui graduação em Letras – Português (2001) pela universidade Federal do Tocantins, Mestrado (2009) e Doutorado (2016) em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Tocantins – Campus Palmas. Realiza pesquisa na área da Onomástica com foco na Toponímia; Léxico, cultura e sociedade, bem como na área de ensino de língua portuguesa como língua materna.