PROCESSOS DE LETRAMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESCRITA: ABORDAGENS TEÓRICAS E PRÁTICAS

Authors:ADILSON RIBEIRO DE OLIVEIRA , KARINY CRISTINA DE SOUZA 1
Institution1 UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas (Minas Gerais/Brasil)

Abstract

Assumindo a perspectiva de que a escrita não é somente um conteúdo historicamente parametrizado no currículo de língua portuguesa e explorado de forma sistemática em livros e materiais didáticos, mas é um instrumento que organiza determinadas ações e modos de inserção e participação social, este simpósio objetiva abrigar trabalhos que investiguem o ensino, a aprendizagem e os usos da escrita em contexto escolar e fora dele, como forma de ampliar o conhecimento construído linguística e socialmente sobre esse objeto de estudo. Do ponto de vista teórico, fundamenta-se na concepção de que a escrita é um artefato multifacetado caracterizado pelo domínio do próprio código linguístico, pelo reconhecimento de certos gêneros textuais e situações comunicativas e pelo engajamento social e discursivo nele imbricado (AUERBACH, 1999; IVANIC, 2004). Isso implica que o usuário da língua deve reconhecer os letramentos múltiplos (OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008) e apropriar-se das mais diversas formas de uso da escrita, adequando-as a específicos propósitos comunicativos. No que se refere, particularmente, às situações escolares, o ensino da escrita tem transitado na relação estabelecida entre o domínio da gramática da língua e as condições de produção e compreensão de certos gêneros de texto. Nesse quadro, este simpósio agrega trabalhos, finalizados ou em andamento, cujas abordagens teórico-conceituais, metodológicas, críticas, focalizem os processos de letramento e seus desdobramentos, contemplando prioritariamente contextos escolares, acadêmicos e profissionais.

Keywords: Letramentos, Escrita, Ensino, Aprendizagem


Minicurrículo:

ADILSON RIBEIRO DE OLIVEIRA

Adilson Ribeiro de Oliveira é professor de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal Minas Gerais (IFMG – CampusOuro Branco). Possui metrado em Pedagogia Profissional (ISPETP – Cuba), doutorado em Letras (PUC Minas) e pós-doutorado em Ciências da Educação (Universidade de Lille, França), com pesquisas no campo da Linguística Aplicada, envolvendo abordagens relacionadas à leitura, à produção de textos, aos letramentos escolares, profissionais e universitários.



KARINY CRISTINA DE SOUZA

Kariny Cristina de Souza é professora de Leitura e Produção de Textos no Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM. Possui mestrado em Língua Portuguesa e Linguística (PUC Minas); doutorado em Letras (PUC Minas). Estágio PDEE na UNIVERSITÈ DE GÈNEVE. Integra o grupo de pesquisa “Discurso acadêmico na pesquisa e no ensino: questões em torno da apropriação da palavra de outrem", financiado pela CAPES/COFECUB (nº 834/15).