ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA: PROPOSTAS DIDÁTICAS E AVALIATIVAS

Authors:LUIZ ANTÔNIO PRAZERES 2, REGINA LÚCIA PÉRET DELL´ISOLA DENARDI 1
Institution1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (Minas Gerais / Brasil), 2 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (Minas Gerais / Brasil)

Abstract

Neste simpósio, pretende-se discutir práticas didáticas e avaliativas voltadas para o ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa propostas em manuais didáticos e/ou em outros materiais elaborados para fins educacionais. Em especial, abordará aspectos relacionados à abordagem teórico-metodológica subjacente a esses materiais, bem como os recursos avaliativos neles apresentados. Terão destaque trabalhos que visam enfocar a forma como se dá a organização de coleções didáticas de língua portuguesa disponíveis no mercado editorial mundial, além da de materiais avulsos; a seleção dos tópicos que serão objeto de ensino e aprendizagem; a definição da natureza das atividades e a lógica didático-pedagógica que determinam sua sequência; a forma como se planeja a progressão do ensino e a aprendizagem, tanto de português como língua materna quanto de português como língua estrangeira (de herança, adicional, de acolhimento). Pretende-se, ainda, acolher outros estudos sobre ensino desenvolvidos por colegas de instituições várias. Assim, buscar-se-á debater acerca das habilidades que devem ser mobilizadas por alunos da educação básica nas ocasiões de aula e de avaliação e/ou atividades de aprendizado extraclasse. Desse modo, serão compartilhados, neste simpósio, trabalhos que evidenciem estudos sobre ensino de língua portuguesa por meio de livros didáticos e outros materiais e sobre avaliação formativa, elemento norteador de ações pedagógicas. Sustentarão as análises, as concepções de gênero, textualidade e textualização, advindas da Linguística Textual e da Linguística Aplicada, além de referenciais teóricos sobre Avaliação.

Keywords: Ensino, Recursos didáticos, Avaliação, Língua Portuguesa, Práticas educacionais


Minicurrículo:

LUIZ ANTÔNIO PRAZERES

Luiz Antônio Prazeres  é professor do curso de letras do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto do mestrado profissional da UFMG.  Atualmente orienta trabalhos de pesquisa, atua na área de ensino de língua materna na formação de professores em leitura, escrita e avaliação. Atua em educação, avaliação sistêmica nos níveis superior e pós-graduação,  língua portuguesa paraestrangeiros, coordenação de projetos de pesquisa em linguística aplicada.



REGINA LÚCIA PÉRET DELL´ISOLA DENARDI

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais, atua no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, pesquisadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Português.  Realizou pós-doutorado sênior como investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa em Portugal. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Linguística Aplicada.  Coordenou o Programa Nacional do Livro Didático de 2012 e de 2015. Autora de diversos livros acadêmicos.