MATERIAL DIDÁTICO E LIVROS DE LITERATURA INFANTIL EM PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA: RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, LETRAMENTO LITERÁRIO E INTERCULTURALIDADE

Authors:SANTUZA AMORIM DA SILVA 1, DANIELA AMARAL SILVA FREITAS 1, VANDA LÚCIA PRAXEDES 1
Institution1 UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais (Minas Gerais/Brasil)

Abstract

Um dos principais objetivos deste Simpósio é efetivar diálogos entre países africanos, outros países ou regiões de língua portuguesa e o Brasil. A pesquisa, em Rede, intitulada “Língua e Literatura: relações raciais, diversidade sociocultural e interculturalidade em países de língua portuguesa”, resultou na criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, História, Letras e Artes: Diversidade Sociocultural, Relações Étnico-raciais em países de Língua Portuguesa – NEPEHLA no diretório de Pesquisa do CNPq, congregando pesquisadores de várias universidades do Brasil (UFMG, UEMG, UFPE, UFF, UNICAMP, entre outras) e do exterior (Uni-CV, UMINHO, UON-Angola, Winston-Salem State University, entre outras), vinculados ao Ceale (Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita/FaE/UFMG), ao NERA (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas/FaE/UFMG) e ao NEPEL (Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Linguagem/Fae/UEMG). Os pesquisadores vêm trabalhando com pressupostos teórico-metodológicos da Análise Crítica do Discurso (VAN DIJK, 2008; SILVA e ROSEMBERG, 2008), estabelecendo eixos de investigação, dos quais, neste simpósio, serão abordados dois: materiais didáticos e livros de literatura para crianças e jovens. Tais eixos buscam acolher estudos e pesquisas a respeito desses artefatos, com o objetivo de localizar e analisar temas relacionados à diferença, à diversidade e às relações étnico-raciais, os aspectos culturais de cada país, as representações de África, de negro, de infância e de juventude, as concepções sobre os leitores literários em formação, sua presença na escola, bem como a materialidade discursiva, a elaboração artística, literária e temática das obras, entre outros aspectos, sobretudo, em articulação com a formação inicial e continuada de professores, mas também considerando a apropriação desses materiais em práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica.

Keywords: material didático, literatura infantil, relações étnico-raciais, letramento literário; , interculturalidade


Minicurrículo:

SANTUZA AMORIM DA SILVA

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutorado sanduíche pelo INRP (Institut Nacional de Recherche Pédagogigue). Realizou estágio de pós-doutorado na Université Paris 8 (2011/12). Atua como professora no Curso de Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.  Atualmente integra os seguintes grupos de pesquisas: Nepel (UEMG), Prodoc (UFMG) e Nera/Programa Ações Afirmativas (UFMG). 



DANIELA AMARAL SILVA FREITAS

Doutora em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na FaE/UFMG. Possui mestrado pela mesma instituição (2008), especialização em Educação Infantil pela UEMG (2006) e graduação em Letras Licenciatura e Bacharelado pela UNICAMP (2004). É professora do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Participa do NEPEL (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem), da FaE/ UEMG. Atualmente realiza pós doutorado na FAE/UFMG.



VANDA LÚCIA PRAXEDES

Pós-Doutora em Educação pelo Programa CAPES/PNPD (2014-2015). Doutora em História - FAFICH/UFMG (2008). Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003).  Professora/Pesquisadora da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Divinópolis. Membro e pesquisadora do Programa Ações Afirmativas na UFMG e dos Núcleos de Pesquisa: sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas - NERA, NEPHELA e GEIQ sediados na Faculdade de Educação da UFMG.