DISCURSO E EDUCAÇÃO: BALANÇO DOS ESTUDOS DO DISCURSO DESENVOLVIDOS EM DIFERENTES PERSPECTIVAS TEÓRICAS.

Authors:DIANA LUZ PESSOA DE BARROS 3,1, LÚCIA TEIXEIRA 2
Institution1 USP - Universidade de São Paulo (SP - Brasil), 2 UFF - Universidade Federal Fluminense (RJ - Brasil), 3 UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP - Brasil)

Abstract

 

O simpósio "Discurso e educação: balanço dos estudos do discurso desenvolvidos em diferentes perspectivas teóricas" pretende reunir pesquisadores em estudos do discurso, de perspectivas diversas, interessados em refletir sobre o diálogo necessário entre esses estudos e a educação. Seis direções principais são propostas para serem desenvolvidas no Simpósio:

- a de verificar como os estudos do discurso tratam, teórica e metodologicamente, das relações entre discurso científico, pedagógico, didático, da sala de aula e de divulgação, e, principalmente, das operações de didatização e divulgação, pouco conhecidas;

- a de examinar os materiais didáticos como discursos, aí incluindo os livros didáticos, as gramáticas, as coletâneas, os dicionários, os cadernos de alunos, os planos de aula e  muitos outros;

- a de analisar as formas de divulgação dos estudos do discurso e seus papéis no ensino e na construção das ideias linguísticas no Brasil;

- a de tratar das relações entre as novas tecnologias e o ensino, e do papel da internet na escola;

- a de mostrar a importância da escola na construção dos discursos de aceitação e inclusão sociais;

- a de investigar a fundamentação, objetivos e propostas de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes estaduais e municipais de ensino, particularmente em relação às disciplinas de língua portuguesa, línguas estrangeiras e literatura.

Keywords: discurso e educação, novas tecnologias e ensino, didatização e divulgação, materiais didáticos, documentos oficiais


Minicurrículo:

DIANA LUZ PESSOA DE BARROS

Professora Emérita da Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professora Titular aposentada da Universidade de São Paulo; pesquisadora do CNPq; foi presidente da ABRALIN, representante da área de Linguística no Comitê de Letras e Linguística do CNPq e Secretária Geral da ALFAL (2008-2014); desenvolve, orienta pesquisas e publica nos domínios da teoria dos discursos, dos estudos da língua falada, da semiótica, da história das ideias linguísticas.



LÚCIA TEIXEIRA

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense; Pesquisadora do CNPq; Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2010-2013); coordena o Grupo de Pesquisa Semiótica e Discurso (SeDi) da UFF; ministrou cursos na Universidade de Québec à Montréal (2009) e na Universidad Nacional de Córdoba (2012); desenvolve pesquisas, publica e orienta trabalhos principalmente sobre argumentação, discurso e enunciação, tematização e figurativização, plasticidade e figuratividade, sincretismo de linguagens, discursos digitais.