MÍDIA, DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA E LETRAMENTO CIENTÍFICO

Authors:MARIA EDUARDA GIERING 1, JULIANA CAMARGO DE SOUZA 1
Institution1 UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul/Brasil)

Abstract

O Simpósio visa congregar trabalhos que relacionem mídia, divulgação/popularização da ciência e letramentos, enfocando a comunicação da ciência para além da academia. Aceitam-se trabalhos que apresentem resultados de pesquisas sobre peculiaridades dos discursos de comunicação da ciência direcionados a públicos diversos ou sobre variadas questões envolvidas no letramento científico. Também focamos trabalhos que relatem experiências de ações de popularização da ciência, considerando questões interacionais, discursivas ou relativas aos letramentos envolvidos. Pesquisas e experiências sobre diferentes linguagens e meios de divulgação da ciência têm espaço igualmente neste Simpósio, tanto as veiculadas na mídia impressa quanto na digital, incluindo nessa última a divulgação científica que se faz nas redes sociais. Experiências de popularização da ciência e letramento científico que relacionem linguagens, como a artística e a tecnológica, são também abrangidas. O objetivo final deste Simpósio é reunir pesquisas e experiências relativas à divulgação/popularização da ciência em  língua portuguesa, considerando as particularidades do discurso de divulgação da ciência quando ele passa pelas mídias, e também sobre como a comunicação da ciência para o público não especializado pode contribuir para o letramento científico. O Simpósio, ao agregar trabalhos sobre o tema e ao possibilitar conhecimento e discussão relativos à popularização da ciência que se faz em língua portuguesa, visa contribuir para uma consistente capacitação para a leitura e escrita da divulgação da ciência em diversas instâncias de interação comunicativa e para a construção de uma cultura científica.

Keywords: mídia, ciencia, divulgação da ciência, letramento científico, discurso


Minicurrículo:

MARIA EDUARDA GIERING
Mestre em Teoria Literária e doutora em Linguística e Letras pela PUCRS. Realizou estágio pós-doutoral na Université Paris-IV. Professora titular da UNISINOS. Atua na área da Linguística Textual-Discursiva, investigando temas como o discurso verbal e verbo-icônico da comunicação da ciência, o discurso midiático, discurso jurídico, gêneros de discurso, argumentação, educação linguística e letramento científico. Coordena Grupo de Pesquisa Comunicação da Ciência: Estudos Linguísticos e Discursivos - CCELD.

JULIANA CAMARGO DE SOUZA

Mestre e Doutora em Linguística Aplicada, pela Unisinos. Participante grupo de pesquisas Comunicação da Ciência: Estudos Linguístico-Discursivos-CCELD (PPGLA- Unisinos). Professora Graduação e Coordenadora executiva do Projeto Ler: literatura e ciência, na Unisinos. Atuação: ensino de Língua Portuguesa (produção textual, linguagem e direito, textos acadêmico-científicos). Estudos: Linguística textual, Semiolinguística, Semiótica Plástica, Ciência e Mídia.