AQUISIÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA SOB A PERSPECTIVA ENUNCIATIVA E MULTIMODAL

Authors:ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS 1, JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR 2, RENATA FONSECA LIMA DA FONTE 1
Institution1 UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco (Pernambuco/Brasil), 2 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (Pernambuco/Brasil)

Abstract

Este simpósio se propõe a reunir pesquisas que tratem dos aspectos da aquisição da Língua Portuguesa oral ou escrita em contextos típico e atípico (situações de risco, marginal e desvios de linguagem) com foco em teorias enunciativas a fim de discutir como se entrelaçam sujeito, contexto e língua no processo de aquisição de linguagem; bem como na perspectiva multimodal, na qual gesto e produção vocal estruturam-se mutuamente na trajetória linguística infantil a partir de uma matriz única de significação. A enunciação poderá ser tomada sob três grandes aspectos: como realização vocal da língua, como conversão da língua em discurso e como um acontecimento que ocorre em um quadro formal. Em outros termos, a enunciação comporta os elementos condicionais e necessários à constituição subjetiva na e pela linguagem. No que diz respeito à aquisição da linguagem, as questões são colocadas pelo modo singular com que cada sujeito se apropria da língua e, mesmo diante de um sistema regular, com arranjos semióticos e padrões estabelecidos, encontra espaço para instauração de traços e marcas particulares, trazendo à tona elementos únicos que envolvem relação entre sujeito falante, o outro e a linguagem. Nesse sentido, o simpósio também se volta para aspectos que envolvam fonologia, sintaxe, semântica e aspectos multimodais no processo de aquisição da linguagem.

Keywords: Aquisição, Desvios, Sujeito, Enunciação, Multimodalidade


Minicurrículo:

ISABELA BARBOSA DO RÊGO BARROS

Doutora em Letras (UFPB, 2011). Pós-doutora em Linguística (UFPB, 2016). Professora, pesquisadora e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.



JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR
Doutor em Linguística (UFPB, 2014). Professor Adjunto 2 da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

RENATA FONSECA LIMA DA FONTE

Doutora em Linguística (UFPB, 2011). Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco.