ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PRÁTICAS E DESAFIOS

Authors:VALFRIDO DA SILVA NUNES 1, LUCIANNE MICHELLE DE MENEZES 1
Institution1 IFPE - Instituto Federal de Pernambuco (Pernambuco/Brasil)

Abstract

Com os avanços da Linguística e com o redirecionamento das políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa, a operacionalização dessa disciplina desloca-se de uma perspectiva formalista, para uma abordagem ancorada nos usos efetivos da língua, por meio do texto, do discurso e dos gêneros; essa guinada, do sistema para o discurso, reflete-se nos mais diversos níveis e modalidades da educação formal. O ensino de Literatura, por sua vez, tradicionalmente esteve atrelado a mecanismos que distanciam o leitor do texto literário propriamente dito. Nesse sentido, o aluno comumente tem acesso à literatura por meio de textos críticos, teóricos ou aqueles voltados à história dos movimentos estéticos. Desse modo, ficam comprometidos o estímulo à imaginação e a fruição da obra, como experiências particulares a serem vivenciadas pelo leitor. No contexto da educação básica, de orientação técnica e tecnológica, tal limitação por vezes é ainda mais evidente, quando as aulas de literatura são embasadas unicamente no livro didático; de fato, essa abordagem, frequentemente, apenas traz a lume o contexto sócio-histórico, de maneira que as práticas de leitura literária concentram-se, tão somente, em análise de resumos e/ou fragmentos de obras. Assim, este simpósio objetiva congregar trabalhos oriundos de instituições brasileiras (a exemplos dos Institutos, Centros e Colégios da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica brasileira, das escolas técnicas das universidades públicas, das escolas técnicas privadas, das paraestatais) e de outras que, no contexto internacional da lusofonia, ofertam o ensino do português em sua relação com a educação profissional e tecnológica, tanto no Ensino Médio, quanto nos cursos técnicos e superiores (tecnológicos, bacharelados e licenciaturas). Em suma, as discussões buscarão pôr em cena, à luz de diferentes perspectivas teórico-metodológicas, não só as práticas, mas também os desafios que permeiam o ensino de Língua Portuguesa e de Literatura no âmbito da educação profissional.

Keywords: Língua Portuguesa, Literatura, Educação Profissional e Tecnológica


Minicurrículo:

VALFRIDO DA SILVA NUNES

Pós-doutorado em Linguística (em andamento) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Doutor em Letras/Linguística (UFAL, 2017); mestre em Letras/Linguística (UFAL, 2012); especialista em Programação do Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade de Pernambuco (UPE, 2008); licenciado em Letras - Português/Inglês (UPE, 2005); professor e pesquisador do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns. Líder do GEL – Grupo de Estudos em Linguagens (IFPE/CNPq).



LUCIANNE MICHELLE DE MENEZES

Doutora em Letras/Estudos da Literatura (Literatura Comparada) pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2016), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (Portugal); mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS, 2010); especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa (UFS, 2006); licenciada em Letras Vernáculas (UFS, 2002); professora e pesquisadora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Garanhuns, vinculada ao GEL – Grupo de Estudos em Linguagens (IFPE/CNPq).