LETRAMENTOS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MULTICULTURALISMO: VOZES NA ALTERIDADE E DE HETEROGENEIDADE

Authors:TATIANA APARECIDA MOREIRA 1, ANDRÉ EFFGEN DE AGUIAR 1
Institution1 Ifes - Instituto Federal do Espírito Santo (Espírito Santo/Brasil)

Abstract

Este simpósio tem como objetivo dialogar com e a partir de pesquisas que sejam resultantes de proposições que abarquem temas relacionados aos letramentos (Novos Estudos do Letramento), ao ensino de língua portuguesa e ao multiculturalismo. Assim, a união de pesquisadores, tendo como base a diversidade da língua portuguesa, em seus aspectos histórico, social, ideológico e político, visa, outrossim, a entender que as sociedades são heterogêneas e igualmente o são os usos que fazem dessa língua. Nesse sentido, os trabalhos apresentados, para este simpósio, deverão estar ligados aos pressupostos teóricos dos letramentos e do multiculturalismo, voltados ao ensino da língua portuguesa. Além disso, a perspectiva de linguagem adotada é a dialógica e interacional na esteira dos estudos de Bakhtin, de Volochínov, de Medviédev e demais membros do Círculo. Ademais, outras concepções teóricas que dialoguem com os estudos do multiculturalismo, dos letramentos e do Círculo de Bakhtin também serão contribuições importantes para os debates em torno de práticas de ensino de língua portuguesa, tanto na educação básica quanto na educação superior, tendo em vista que “O desenvolvimento do espírito crítico faz-se no diálogo, no confronto de ideias e de práticas […]” (ALARCÃO, 2011, p. 34). Desse modo, é a relação com outrem que este simpósio, por fim, quer evidenciar, pois um ensino diverso e plural de língua portuguesa só se efetivará, de fato, se se levar em conta a heterogeneidade de vozes que circulam, na sociedade, e que as mesmas não devem ser silenciadas, mas sim respeitadas. Assim, a partir das discussões encetadas, tanto do ponto de vista do escopo teórico e metodológico quanto de sua mobilização na materialidade dos corpora, esperamos que diálogos sobre a língua portuguesa sejam alargados, na arena da luta e do consentimento em que a palavra ensino se faz presente.

Keywords: Letramentos, Multiculturalismo, Ensino de Língua Portuguesa


Minicurrículo:

TATIANA APARECIDA MOREIRA

Doutora em Linguística pela UFSCar, com estágio doutoral na FLUC/Portugal. Graduada em Letras/Português, Especialista e Mestre em Estudos Linguísticos pela UFES. Professora da educação básica e da educação superior do IFES. Membro dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (GEGe/UFSCar), Grupo de Estudos Bakhtinianos (GEBAKH/UFES) e do Núcleo de Estudos de Práticas Organizacionais (NePro/IFES). Temas de interesse: autoria, rap, Hip Hop, ensino, análise do discurso e alteridade.



ANDRÉ EFFGEN DE AGUIAR
Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduado em Letras/Português pela UFES. Professor do curso de Letras Português Presencial e EaD do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Coordenador de área do PIBID Letras EaD do IFES. Trabalha com formação de professores de Língua Portuguesa. Principais temas de interesse: letramento crítico, formação de professores, práticas de ensino, argumentação, retórica e análise do discurso.