MORFOSSINTAXE, SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E DISCURSO: POR UMA LINGUÍSTICA HOLÍSTICA

Authors:DENILSON PEREIRA DE MATOS 1, DIONEY MOREIRA GOMES 2
Institution1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Paraíba), 2 UnB - Universidade de Brasília (Brasília/Brasil )

Abstract

Perspectivas que admitam o estudo da língua/linguagem, considerando seu funcionamento nas interações linguísticas são bem-vindas. Especialmente, as abordagens que se embasam na descrição dos elementos linguísticos em suas interfaces mais diversas – da morfossintaxe ao discurso. Aqui, esperamos que a língua seja observada em perspectiva mais dinâmica, em que as formas e categorias linguísticas são analisadas em pleno uso real. Discussões sobre qualquer parte da gramática, desde alguma classe de palavra particular, passando por tempo, modo, modalidade, ou ainda fenômenos de voz, valência, transitividade, conexão entre orações, integração conceitual refletindo integração estrutural (iconicidade) são esperadas, dentre outras. Interessam-nos, também, os estudos que tratam de tais temáticas em sua interface com o ensino e aprendizagem de língua. Em termos de postura filosófica, esperamos um pano de fundo pragmatista, não só numa versão peirciana, de um triângulo ad infinitum, no contínuo de construção de sentidos e interpretantes, mas também, numa visão de Dewey que vislumbre uma filosofia democrática, mutável e aberta, que reconheça, na estrutura linguística, um sinal do que usuários/falantes são capazes de fazer para alcançar seus objetivos sociocomunicativos. Portanto, os textos orais ou escritos (incluídos os virtuais) em gêneros textuais concretamente verificáveis são imprescindíveis à identificação da pesquisa proposta e às aspirações metodológicas deste simpósio. O corpus, então, deve vir a confirmar as impressões e hipóteses dos pesquisadores, corroborando a expectativa deste simpósio que, embora não sinalize autores teóricos específicos, adota uma abordagem eminentemente funcionalista.

Keywords: Morfossintaxe, Pragmática, Semântica, Uso, Funcionalismo


Minicurrículo:

DENILSON PEREIRA DE MATOS

Doutor em estudos Linguísticos pela UFF, mestre pela PUC/RJ e graduado e especialista pela UERJ. Desenvolve pesquisa em Linguística Funcional e de Linguagem e tecnologia, esta, principalmente, nas discussões sobre letramento e EaD. Líder do Gr. Pesquisa Teorias Linguísticas de Base/TLB e pesquisador Gr. Variação Linguística na PB. Coordenador lato sensu  pela UAB. Professor permanente do Programa de Pós-graduação PROLING e do Mestrado Profissional em linguística e ensino (PGLE).  



DIONEY MOREIRA GOMES

Professor Associado 2 do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas da UnB. Pesquisador de línguas indígenas, português do Brasil e língua brasileira de sinais (Libras). Licenciatura em Letras, mestrado e doutorado em Linguística na UnB. Foi pesquisador visitante na França: Centre d'Études de Langues Indigènes d'Amérique (CELIA/Paris) e Laboratoire Dynamique du Langage (DDL/Lyon). Coordenou o PIBID/CAPES 2014/2018. Foi coordenador do programa de pós-graduação em Linguística da UnB 2012/2013.