ESTUDOS SOBRE OS PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA – ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors:YIXING XU 1, WEIQI ZHANG 1
Institution1 SISU - Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai (China)

Abstract

Com o aumento de intercâmbio entre a China e os países de língua oficial portuguesa, é cada vez mais comum encontrar instituições chinesas que se dedicam ao ensino da língua portuguesa. Ao mesmo tempo que se ensina a língua portuguesa, as instituições estão conscientes da necessidade de estudar e ensinar mais sobre os países de língua portuguesa, para que os alunos sejam formados de uma forma mais abrangente. Isto é, além da língua portuguesa, os alunos de português terão de conhecer bem a sociedade, a política, a economia, a cultura, a literatura, entre outros aspetos, dos países de português, a fim de se prepararem para enfrentar com mais confiança os futuros desafios.

Assim sendo, os docentes de português da China começam a pensar em ajustar a coordenação do curso, nomeadamente na parte do ensino e aprendizagem dos conhecimentos sobre os países de língua oficial portuguesa, para dar importância à dominação por parte dos alunos de conhecimentos em relação a diversos aspetos desses países, além da aplicação de novos métodos de ensino que possam interessar aos alunos, fazendo com que o ensino/aprendizagem da língua portuguesa chegue a uma dimensão muito mais ampla do que antes. Como isso também acontece em outros países estrangeiros onde a língua materna não é o português, será bom reunir as reflexões de diferentes países.

Keywords: países de língua oficial portuguesa, ensino/aprendizagem, coordenação do curso, conhecimentos


Minicurrículo:

YIXING XU

Diretora do Departamento de Português e docente de PLE na Universidade de Estudos Internacionais de Shanghai, doutoranda em Linguística do Texto da Universidade Nova de Lisboa e académica-correspondente estrangeira da Academia das Ciências de Lisboa, autora de vários materiais didáticos para aprendentes chineses de PLE, tais como Curso de Português para Chineses 1-4, 100 Frases em Português, 300 Frases em Português, entre outros.



WEIQI ZHANG

Diretor do Centro de Estudos Brasileiros, Vice-Diretor do Departamento de Português e docente de PLE na Universidade de Estudos Internacionais de Xangai, mestre em Linguística e doutorando em Relações Internacionais na mesma Instituição, autor de várias comunicações das áreas linguística, didática e cultural, assim como coautor de materiais didáticos para aprendentes chineses de PLE.