LETRAMENTO ACADÊMICO E FORMAÇÃO DOCENTE: IMBRICAÇÕES NECESSÁRIAS À PRÁXIS EDUCATIVA

Authors:JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES 1, MARCELA TAVARES DE MELLO 2
Institution1 UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (NITERÓI/RJ), 2 UCP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (PETRÓPOLIS/RJ)

Abstract

Houve, na última década, a intensificação dos estudos sobre a inclusão dos estudantes de graduação no contexto universitário, especialmente no que concerne às práticas sociais letradas de domínio acadêmico. Essas pesquisas despontaram, no Brasil, sobretudo, sob a égide da expansão das instituições de ensino superior e de seus inúmeros programas de democratização e acesso. Ao ingressarem nos cursos de licenciatura especificamente, os estudantes se veem implicados em distintas convenções de escrita típicas dos cursos de formação de professores, as quais, somadas à inexperiência com as práticas de leitura e escrita universitárias, distintas das inerentes à educação básica, acarretam inúmeros desafios aos licenciandos, aos docentes e à instituição. A evasão, por isso mesmo, é a realidade de muitos desses discentes, que se sentem excluídos das vivências letradas da esfera acadêmica, ainda que sejam competentes leitores e produtores de textos. Tendo em vista as especificidades dos textos de domínio acadêmico e as especificidades dos cursos de licenciatura, reitera-se a imprescindibilidade de estudos do letramento que comunguem a formação universitária e a formação docente como práxis educativa investida na formação humana. Considerando esse panorama, este simpósio visa reunir trabalhos que objetivem ampliar e fomentar as pesquisas sobre as práticas leitoras e escriturais que circulam em cursos de formação de professores na esfera acadêmica.

Keywords: Estudos do Letramento, Formação docente, Letramento acadêmico, Leitura, Escrita


Minicurrículo:

JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES

Jéssica do Nascimento Rodrigues é licenciada em Letras (UEMG, 2000), Mestre (UFRRJ, 2010) e Doutora em Educação (UFF, 2014). Foi professora de Língua Portuguesa na educação básica durante 15 anos e, hoje, é professora adjunta da UFF, onde também realizou Estágio Pós-doutoral (2017). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA/UFF) e vice-líder do Grupo de Estudos em Ensino de Português e Literaturas (GEEPOL/CPII).



MARCELA TAVARES DE MELLO

Marcela Tavares de Mello é graduada em Letras, Mestra e Doutora em Educação (2017), ambos realizados pela Universidade Católica de Petrópolis. Atua no ensino superior e na educação básica, sendo responsável pelas disciplinas relacionadas à leitura e à escrita. Ademais, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA).