TEXTOS/DISCURSOS NA PRÁTICA JURÍDICA: UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Authors:ROSALICE BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO 1, ANA LÚCIA TINOCO CABRAL , MARIA DAS GRAÇAS SOARES RODRIGUES
Institution1 CLUNL - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (Sintra/Portugal)

Abstract

A prática jurídica, como é de conhecimento de todos, é construída e interpretada a partir dos textos/discursos que nela circulam, sendo a linguagem neles veiculada um instrumento de fundamental importância. Face ao exposto, este simpósio, sob a coordenação das professoras Rosalice Pinto, Ana Lúcia Tinoco Cabral e Maria das Graças Soares Rodrigues, acolherá numa perspectiva interdisciplinar intervenções que procurarão analisar aspectos textuais/discursivos em documentos/ gêneros textuais/discursivos de natureza jurídica, sob diversas abordagens teóricas, considerando que nestas tanto a linguagem verbal, quanto a não-verbal constituem um fio condutor das análises e das atividades jurídicas estudadas. Assim, convidamos pesquisadores, docentes, grupos de pesquisa a apresentarem trabalhos teóricos e práticos, em diversas áreas das Ciências da Linguagem: análise da conversação, análise do discurso, linguística textual, pragmática, dentre outras, versando sobre a análise de documentos jurídicos autênticos, sendo esta análise desenvolvida de forma sincrônica ou diacrônica. Nosso intuito é trazer algumas reflexões sobre a relevância das Ciências da Linguagem para a área jurídica, salientando a importância do estudo interdisciplinar. Com isso, visamos, inclusive, a contribuir para que o estudo dos textos/discursos jurídicos sob diversos ‘ângulos de ataque’ possa vir a ser uma contribuição interessante para a formação de profissionais ‘mais aptos’ para um mercado de trabalho que valoriza a dinamicidade e o diálogo constante entre áreas do conhecimento diversas, mas complementares.

Keywords: Textos/Discursos, prática jurídica, interdisciplinaridade


Minicurrículo:

ROSALICE BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO
Rosalice Pinto é colaboradora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Investigação sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É docente convidada de instituições nacionais e internacionais na área do Português para fins específicos. É doutora em Linguística, pela Universidade Nova de Lisboa com pós -doutoramento na Universidade de Genebra e na Universidade Nova de Lisboa.

ANA LÚCIA TINOCO CABRAL

Ana Lúcia Tinoco Cabral é doutora em Língua Portuguesa pela PUC de São Paulo (2005). Realizou pesquisas de pós-doutoramento na EHESS (Paris-França). Atualmente é professora da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando no mestrado em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em leitura e escrita. É autora do livro A força das palavras: dizer e argumentar (Editora Contexto).



MARIA DAS GRAÇAS SOARES RODRIGUES

Maria das Graças Soares Rodrigues é professora associada III do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua na Linha de Pesquisa Estudos Linguísticos do texto, da área de concentração Linguística Teórica e Descritiva, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. É líder do Grupo de Pesquisa Análise Textual dos Discursos (ATD). É mebro de conselhos editorias de revistas e editoras.