FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA E LÍNGUAS ADICIONAIS

Authors:MILENNE BIASOTTO 1, ELIANE APARECIDA MIQUELETTI 1, ANA KARLA MIRANDA 2
Institution1 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados (Mato Grosso do Sul/Brasil), 2 UFMS - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Mato Grosso do Sul/Brasil)

Abstract

Por se tratar de um dos fatores primordiais para a melhoria da qualidade da educação básica, a formação de professores é uma temática que adquiriu grande visibilidade nas últimas décadas. As pesquisas nessa área têm demonstrado que essa formação se constrói em diferentes momentos e espaços, não só na formação inicial, mas também na formação continuada, na prática profissional e nas vivências dos indivíduos. Trata-se, portanto, de um processo sócio-histórico que se perpetua e se transforma de acordo com as demandas políticas, sociais e econômicas da sociedade. Este simpósio procura reunir trabalhos que contemplem a formação inicial e/ou continuada de professores de língua, seja materna ou adicional, sob diversas perspectivas teórico-metodológicas, e que evidenciem: práticas de estágio supervisionado obrigatório nas licenciaturas; práticas docentes de ensino de língua(s) na educação básica e superior; abordagens de ensino de leitura, produção de texto e análise linguística na educação básica; práticas de ensino de língua(s) mediadas por tecnologias digitais, entre outras temáticas pertinentes. O levantamento de discussões sobre temáticas que envolvem a formação de professores de língua visa: propiciar o compartilhamento de conhecimentos teórico-práticos acerca do ensino de línguas; contribuir com o aprofundamento do debate sobre o curso de licenciatura em Letras e a consequente necessidade de sua reestruturação e destacar a necessidade de políticas públicas que valorizem a formação docente.       

Keywords: Formação inicial, Formação continuada, Práticas docentes, Ensino de línguas


Minicurrículo:

MILENNE BIASOTTO
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara). É professora adjunta na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD. Suas pesquisas envolvem as seguintes áreas/temáticas: Linguística Aplicada, Estágio Supervisionado, Ensino da Escrita e Enunciação. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF – UEMS/UFGD)

ELIANE APARECIDA MIQUELETTI

 

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados/ Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (UFGD/FACALE). Entre as áreas/temáticas de atuação estão: representações indígenas, análise semiótica, discursos midiáticos e escolares, ensino de língua portuguesa e estágio supervisionado em Língua Portuguesa. Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF)

 



ANA KARLA MIRANDA

Doutoranda em Educação pelo programa de pós-graduação Doutorado em Educação da PUC-Rio. Mestre em Estudos de Linguagens (Linguística e Semiótica) pelo programa de pós-graduação Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS. Graduada em Letras - Licenciatura - com habilitação em Português e Espanhol pela mesma universidade. É professora do Curso Letras, presencial e a distância, da FAALC/UFMS, atuando na área de língua espanhola.