FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E O USO DE TECNOLOGIAS

Authors:ANDREA AD REGINATTO 1, JOSIANE REDMER HINZ 2
Institution1 UFSM - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (RS/BRASIL ), 2 IFSul - Bagé - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Bagé) (RS/BRASIL )

Abstract

Tendo em vista as múltiplas práticas de interação presentes na atividade laboral docente, este simpósio propõe reflexões que envolvem a formação e o trabalho de professores em diferentes contextos formais de ensino. Além disso, espera estabelecer um espaço de debates sobre a relação existente entre teoria e prática, partindo das demandas que emergem de situações de ensino na educação básica, tecnológica e superior em modalidades presenciais ou a distância em que pese o uso das tecnologias digitais. A perspectiva teórica está ancorada nos estudos dialógicos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin, na perspectiva ergológica proposta por Schwartz (2010), que delimita o trabalho como lugar de debate de normas em que o sujeito é convocado na atividade, nas ideias desenvolvidas por Kenski (2012) ao propor que as tecnologias da informação e da comunicação têm provocado alterações significativas no âmbito das práticas docentes. Nesse sentido, entendemos que as problematizações que perpassam a educação, a linguagem e a tecnologia ocupam um lugar social importante no momento atual e, por isso, é preciso refletir sobre elas a partir de vivências educacionais que dialoguem com conceitos que envolvam fluência tecnológica nos processos de ensino interativos. Assim, propomos um espaço para interlocução sobre o ensino-aprendizagem, a partir das experiências vivenciadas por professores de língua portuguesa. Por fim, a proposta tem interesse por pesquisas que analisem e/ou produzam gêneros multimodais, abordagens de ensino com enfoque no uso das tecnologias e elaboração de materiais didáticos. Esperamos, assim, ampliar as interlocuções em torno da multiplicidade de discursos vinculados à formação e ao trabalho docente.

Keywords: Linguagem e trabalho docente, Ensino de Língua Portuguesa, Tecnologias.


Minicurrículo:

ANDREA AD REGINATTO

Doutora em Linguística (PUCRS). Professora adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Atua na UAB/UFSM/EaD, Curso de Letras - Português, Especialização em  Tecnologias Educacionais aplicadas à Educação e Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Interesse por pesquisas sobre os seguintes temas: teorias do texto e do discurso, ensino mediado por tecnologias, letramento acadêmico, relação entre linguagem e trabalho, formação docente, ensino de língua portuguesa, fluência tecnológica e EaD.



JOSIANE REDMER HINZ

Doutora em Linguística (PUCRS). Professora de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul – Bagé). Interesse por pesquisas sobre os seguintes temas: teorias do discurso, relação entre linguagem e trabalho, formação docente e ensino de língua portuguesa.