LINGUÍSTICA SISTÊMICO-FUNCIONAL: INSTRUMENTAL PARA A ANÁLISE DE TEXTOS

Authors:VANIA LÚCIA RODRIGUES DUTRA 1, MAGDA BAHIA SCHLEE 1
Institution1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/Brasil)

Abstract

Ao se considerar que ler significa muito mais do que simplesmente decodificar palavras na superfície do texto, implicando necessariamente o fato de que as escolhas léxico-gramaticais realizadas pelos falantes/escritores são realizadas em função de seus interesses e motivações contextuais, o presente simpósio tem como objetivo abrir espaço para discussões acerca das contribuições que a abordagem sistêmico-funcional da linguagem tem a oferecer no âmbito da análise de textos em Língua Portuguesa. Por se caracterizar como uma teoria sociossemiótica, que prioriza a íntima relação da léxico-gramática com a semântica e o discurso, a Linguística Sistêmico-Funcional permite compreender como o Português varia, de acordo com o usuário e com as funções sociais que a língua desempenha em diferentes situações comunicativas (HALLIDAY & MATTHIESSEN, 2014). Assim, a LSF, que considera a linguagem como resultado da interação social, sendo construída por interlocutores reais situados em contextos sociais específicos, busca identificar as estruturas de linguagem que contribuem para a construção do sentido dos textos. Desse modo, com base nessa perspectiva, o presente simpósio aceitará trabalhos que tenham como objetivo demonstrar que a seleção feita pelo falante/escritor no campo do léxico e das estruturas gramaticais reflete o propósito social dos diferentes gêneros e funciona como poderosa ferramenta para a leitura crítica dos textos, favorecendo a formação de leitores proficientes.

Keywords: Língua Portuguesa, Linguística Sistêmico-Funcional, Léxico-gramática, Análise de textos


Minicurrículo:

VANIA LÚCIA RODRIGUES DUTRA

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora Titular (aposentada) do Colégio Universitário da UFF. Tem experiência em Língua Portuguesa/Linguística, com ênfase nas áreas de Linguística Sistêmico-Funcional, Ensino de Língua Portuguesa e Formação de Professores, atuando principalmente nos temas: Língua Portuguesa, gramática funcional, leitura e produção textual. É coordenadora da área de Estudos de Língua do Programa de Pós-graduação do Instituto de Letras da UERJ.



MAGDA BAHIA SCHLEE

Graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutora em Letras pela UERJ. Professora Adjunta da UERJ na graduação e na Pós-Graduação stricto senso, na área de Estudos de Língua. Atua principalmente nos seguintes temas: linguística sistêmico-funcional, sintaxe, produção textual, ensino-aprendizagem de língua portuguesa. É autora da Gramática da Língua Portuguesa para Leigos.