PESQUISAS INTERVENTIVAS: OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS COMO EIXOS ORGANIZADORES DO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL

Authors:ELIANA MERLIN DEGANUTTI DE BARROS 1, MARILÚCIA DOMINGOS DOS SANTOS STRIQUER 1
Institution1 UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná (Paraná/Brasil)

Abstract

O Simpósio PESQUISAS INTERVENTIVAS: OS GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS COMO EIXOS ORGANIZADORES DO PROCESSO DE ENSINO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL objetiva reunir trabalhos centrados em pesquisas de cunho interventivo – pesquisas colaborativas, participantes, etnográficas, pesquisas-ação, entre outras – cujo foco seja o ensino e aprendizagem da leitura e/ou produção de textos tendo como eixo central o gênero textual/discursivo como objeto e/ou instrumento de ensino da língua materna, desenvolvidas por pesquisadores do Brasil e de outros países falantes da língua portuguesa. A intenção é, a partir de diferentes enfoques teórico-metodológicos, abrir um espaço de discussão e reflexão sobre propostas didáticas voltadas para o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos no que se refere às práticas discursivas da leitura e da produção textual, visando à melhoria da qualidade da Educação Básica. Nesse sentido, buscamos trabalhos que investiguem o processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa que tenham os gêneros discursivos/textuais como eixo organizador, a partir de perspectivas diversas, como: elaboração e/ou validação de materiais didáticos, construção e implementação de projetos de intervenção pedagógica, transposição didática de objetos sociais de referência em objetos de ensino, apropriação dos gêneros no processo de desenvolvimento dos alunos, propostas metodológicas inovadoras, adaptações de livros didáticos, mobilização de ferramentas didáticas no processo de ensino, entre outras. No caso do Brasil, abrimos espaço, especialmente, para trabalhos desenvolvidos no âmbito do Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) que tragam no seu bojo o enfoque deste Simpósio.

Keywords: gêneros textuais/discursivos, leitura, produção de textos, intervenção didática


Minicurrículo:

ELIANA MERLIN DEGANUTTI DE BARROS

Doutorado e Mestrado em Estudos da Linguagem (UEL). Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP). Atua na graduação em Letras e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). Líder do Grupo de Pesquisa DIALE (CNPq). Desenvolve pesquisas em Linguística Aplicada, com foco em temas como: ensino e formação de professores de Língua Portuguesa, letramentos, gênero textual, sequência didática, gêneros do jornal. É filiada aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo



MARILÚCIA DOMINGOS DOS SANTOS STRIQUER

Doutorado em Estudo da Linguagem (UEL). Mestrado em Letras (UEM). Professora adjunta da Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP). Professora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UENP). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa DIALE (CNPq). Atua, principalmente, em projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados à formação docente, inicial e continuada; ao ensino e a aprendizagem da língua portuguesa tendo como eixo organizador os gêneros textuais, sob a perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo