ENSINO DE GRAMÁTICA EM PERSPECTIVA TEXTUAL

Authors:LEONOR WERNECK DOS SANTOS 1, CLAUDIA DE SOUZA TEIXEIRA 3, ANDREA RODRIGUES 4
Institution1 UFRJ - UFRJ (RJ/Brasil), 3 IFRJ - IFRJ (RJ/Brasil), 4 FFP/UERJ - FFP/UERJ (RJ/Brasil)

Abstract

Especialmente nas três últimas décadas, o ensino tradicional e sistemático de gramática, de abordagem descritiva e normativa, tem sido alvo de críticas de linguistas e educadores nos países lusófonos. Atualmente, é comum defender que a gramática não deve ser o centro das aulas de língua portuguesa, mas sim o trabalho com a leitura e a produção de texto. No entanto, a perspectiva textual no ensino de língua portuguesa não exclui a abordagem da gramática, e esse aspecto nem sempre é compreendido nas discussões sobre o tema. O ensino contextualizado e significativo de gramática pode trazer contribuições fundamentais para que os educandos conheçam e utilizem competentemente os variados recursos linguísticos na compreensão e escrita dos diferentes gêneros textuais. Este simpósio objetiva reunir trabalhos sobre o ensino de gramática integrado às práticas de leitura e produção textual nas aulas de língua portuguesa, em especial, na educação básica. Desta forma, convidamos professores e pesquisadores de países lusófonos a apresentarem análises, propostas e relatos de experiências que discutam a relação entre a ampliação dos conhecimentos gramaticais e o desenvolvimento das habilidades linguístico-textuais dos educandos. Serão aceitos resumos sobre o tema que apresentem, de forma clara, a área de investigação em que se inserem, objetivo(s), justificativa, metodologia, base teórica e resultados preliminares do trabalho.

Keywords: ensino de gramática, abordagem textual, leitura, produção textual


Minicurrículo:

LEONOR WERNECK DOS SANTOS

Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa). Ex-professora de Ensino Fundamental e Médio. Desde 1995, é docente de Língua Portuguesa da UFRJ, atuando na graduação em Letras e Comunicação Social, Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas. Áreas de interesse: Linguística de Texto, gêneros textuais, referenciação, articulação textual, literatura infantil e juvenil e ensino de leitura. Membro do GT de Linguística de Texto e Análise da Conversação da ANPOLL. http://leonorwerneck.wixsite.com/leonor



CLAUDIA DE SOUZA TEIXEIRA

Mestrado e Doutorado em Letras Vernáculas (UFRJ). Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro, onde leciona Língua Portuguesa, Literatura, Metodologia do Trabalho Científico e Letramento. Participa do grupo de pesquisa Literatura, Artes e Ciência.  Áreas de interesse de pesquisa: ensino de língua e literatura, leitura e produção textual, letramento e linguística textual. Uma das autoras dos livros Análise e produção de textos e Ensino de produção textual (Editora Contexto).



ANDREA RODRIGUES

Mestrado em Linguística (UFRJ), Doutorado em Letras (PUC-Rio) e Pós-Doutorado em Memória Social (UNIRIO). Ex-professora de Ensino Fundamental na rede municipal do Rio de Janeiro. Professora do Departamento de Letras e do Mestrado Profissional em Letras da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Áreas de interesse: ensino-aprendizagem de língua e literatura; análise do discurso; leitura e produção textual. Membro do GT de Análise do Discurso da ANPOLL.