ESTUDOS BAKHTINIANOS DO DISCURSO: DIÁLOGOS E(M) FRONTEIRAS

Authors:PEDRO FARIAS FRANCELINO 1, JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO 2
Institution1 UFPB - Universidade Federal da Paraíba (Paraíba/Brasil), 2 UEA - Universidade do Estado do Amazonas (Amazonas/Brasil)

Abstract

Nos estudos dialógicos do discurso formulados por Mikhail Bakhtin e o Círculo, a alteridade é concebida como dimensão constitutiva das relações entre sujeitos situados sócio-historicamente e o dialogismo, por sua vez, entendido como condição sine qua non da tomada de posição ante os fatos concretos e singulares do real. Bakhtin, Volóchinov e Medviédev propuseram-se a pensar a natureza propriamente dita do dialogismo no sentido de observar o sujeito em um constante diálogo com o porvir, perpetuamente inacabado, sempre por ser alterado – no sentido de alter, outro – ou transformado. As várias linguagens, e(m) suas diferentes manifestações semióticas, exercem seu papel nessa arquitetônica ao constituírem pontos de ancoragem dos multifacetados posicionamentos axiológicos veiculados nos/por enunciados produzidos nas diversas esferas da comunicação socioverbal, afinal, “[...] viver significa ocupar uma posição de valores em cada um dos aspectos da vida, significa ser numa ótica axiológica” (BAKHTIN, 1997[1920- 24], p. 202). Considerando esses pressupostos, o presente Simpósio objetiva reunir trabalhos que discutam o processo de produção de sentidos proveniente das relações dialógicas estabelecidas em gêneros discursivos verbais e/ou não verbais de diferentes esferas de uso da língua. Para isso, acolhe análises de diferentes corpora tendo como fio condutor dessas reflexões a perspectiva dialógica de estudo da linguagem, advinda dos escritos filosófico-linguístico-literários de Bakhtin e o Círculo, possibilitando o diálogo com outras abordagens discursivas e com outras áreas das Ciências Humanas. Espera-se neste espaço uma vivência de interlocução que transcenda as fronteiras entre áreas do saber e congregue conhecimentos acerca do funcionamento discursivo da linguagem em diferentes instâncias de uso.

Keywords: Bakhtin e o Círculo, Dialogismo, Gêneros Discursivos, Diálogo, Ciências Humanas


Minicurrículo:

PEDRO FARIAS FRANCELINO

Pedro Farias Francelino é Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). É Professor do curso de Letras e do PPG em Linguística (PROLING) da UFPB. Desenvolve pesquisas em teorias do discurso, especificamente a perspectiva derivada do pensamento de Mikhail Bakhtin e o Círculo.

 



JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO

Juciane dos Santos Cavalheiro é Doutora em Linguística (2009) pela Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Linguística Aplicada (2005) e Graduada em Letras (2003) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. É professora do curso de Graduação em Letras e do PPG em Letras e Artes da Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolve pesquisas sobre Estudos Enunciativos, na perspectiva de Mikhail Bakhtin e Émile Benveniste.