ENSINO DE PORTUGUÊS DO BRASIL PARA HISPÂNICOS: ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Authors:FLAVIO BIASUTTI VALADARES 1
Institution1 IFSP - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (SÃO PAULO/BRASIL)

Abstract

O simpósio propõe-se a discutir variados tipos de experiências em relação ao ensino de Português do Brasil para Hispânicos, com relatos de pesquisa teóricos, relatos didáticos e/ou relatos pedagógicos, por meio de abordagens teórico-metodológicas e/ou didático-pedagógicas que primem pelo foco na construção social do sentido, na interação social entre os falantes (brasileiros e hispânicos/hispânicos e hispânicos em Português do Brasil), nas funções sociolinguísticas empreendidas no uso cotidiano da língua e na gramática de uso adequada por nível de aprendizado, considerando as habilidades sociocomunicativas, sociolinguísticas e sociointeracionais dos aprendentes de origem hispânica. Com isso, pretende-se, a partir de discussões acerca de diferentes metodologias de ensino e de implementações de estratégias diversas de ensino de Português do Brasil para Hispânicos, delinear como vivências e ações pedagógicas, tanto no Brasil quanto no exterior, sob diversas perspectivas teórico-práticas e/ou didático-pedagógicas, podem facilitar o processo de aprendizagem por meio de materiais elaborados especificamente para as necessidades de aprendizagem da turma-alvo, bem como de propostas de situações concretas de aprendizagem, a fim de que o hispanofalante utilize o Português do Brasil em situações reais, com vistas à sua comunicação propriamente, mas também sua inserção no mercado de trabalho e seu enquadre na esfera social, econômica e política do país.

Keywords: Português do Brasil, Hispanofalantes, Metodologias de Ensino, Análise linguística


Minicurrículo:

FLAVIO BIASUTTI VALADARES

Pós-Doutorado em Letras (Mackenzie), Doutorado em Língua Portuguesa (PUC-SP), Mestrado em Letras (PUC-Rio), Especialização em Estudos Linguísticos  (UFES) e Graduação em Letras-Português (UFES). É docente no IFSP, com experiência no Ensino Médio, Superior e Pós-Graduação, além de ministrar cursos de extensão para a comunidade hispanofalante. É líder do grupo de pesquisa Descrição do Português do Brasil.