ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LINGUAGENS, TEXTOS, CONTEXTOS

Authors:TANIA MARIA NUNES DE LIMA CAMARA 1, DENISE SALIM SANTOS 1
Institution1 UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro / Brasil)

Abstract

Na atualidade, ser alfabetizado não garante satisfatória proficiência com as demandas sociais de leitura e escrita. Mais do que decodificar signos, a sociedade exige que o indivíduo se aproprie das práticas sociais do ler e do escrever, o que, por sua vez, implica o envolvimento com uma multiplicidade de gêneros textuais. Diante de tal realidade, a capacidade de transitar entre textos de diferentes funcionalidades e linguagens distintas, seja na condição de ouvinte/ leitor seja na de falante/autor, confere ao indivíduo potencialidade maior de construção de sentidos. Assim, a prática pedagógica que envolve o ensino de Português como língua materna e não materna implica a abordagem da leitura e a consequente formação de leitores proficientes; a possibilidade de transitar de maneira socialmente adequada ante a diversidade de gêneros textuais existentes; a produção textual em seus recursos de construção, levando em conta as estratégias de tratamento das questões linguísticas adequadas ao propósito comunicativo; a necessária interação que se dá pela utilização da linguagem verbal e verbo-visual na contemporaneidade. Nessa perspectiva, o presente simpósio tem como objetivo maior discutir os investimentos positivos em pesquisas concluídas ou em andamento, no que se refere ao entrelaçamento dos planos teórico e prático, pesquisas essas capazes de conduzir ao enriquecimento das ações de ensino e de aprendizagem dos sujeitos do processo, a partir de atitudes de reflexão no tocante ao trabalho com textos e domínios discursivos na Educação Básica.

 

 

Keywords: ensino, língua portuguesa, gêneros textuais, leitura, produção de textos


Minicurrículo:

TANIA MARIA NUNES DE LIMA CAMARA
Professora adjunta de Língua Portuguesa da UERJ : Graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa. Autora da obra As Múltiplas Faces do Ser Machadiano: um olhar crítico sobre os nomes próprios, de artigos e capítulos publicados em livros e periódicos. Coordenadora do curso Português para a Comunidade. Membro dos Projetos de Pesquisa Descrição e Ensino de Língua Portuguesa: pressupostos e práticas, e LABSEM: Laboratório Multidisciplinar de Semiótica.

DENISE SALIM SANTOS

Professora adjunta de Língua Portuguesa da UERJ, atuando nos cursos de Graduação em Letras, Especialização e Mestrado em Língua Portuguesa. Membro dos Projetos de Pesquisa Descrição e Ensino de Língua Portuguesa: pressupostos e práticas, e LABSEM: Laboratório Multidisciplinar de Semiótica. Interesse na área de Lexicologia e Lexicografia de Língua Portuguesa (descrição e ensino). Membro da comissão que organiza a Cátedra Evanildo Bechara, na UERJ.