ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS E AS DIVERSAS POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA

Authors:LETÍCIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS 1, VANESSA DOUMID DAMASCENO 1
Institution1 UFPel - Universidade Federal de Pelotas (Rio Grande do Sul/Brasil)

Abstract

Tomando como base a ampliação do conceito de pedagogia efetuado no campo educacional nas últimas décadas (COSTA, SILVEIRA e SOMMER 2003), este Simpósio parte de uma concepção que também considera a docência e a formação de professores em sentido mais abrangente, facultando ao acadêmico uma gama de possibilidades para o desenvolvimento do período do estágio. Nesse sentido, o Simpósio visa a congregar trabalhos que propõem e que discutem diferentes perspectivas de realização dos estágios na formação dos futuros profissionais docentes de Língua Portuguesa, sem desconsiderar, entretanto, a forma mais tradicional de se efetuar o estágio, como a regência de uma turma regular em alguma escola. Além disso, pretende-se discutir o processo de formação docente possibilitado pelos estágios supervisionados, no sentido de o universitário passar de uma posição de aluno a uma posição de professor, processo esse que pode ser acompanhado pela produção de relatórios de estágio e/ou pela escrita de memoriais. Diante disso, propomos um Simpósio que seja espaço de discussão e de reflexão a respeito da formação docente, a partir de pesquisas sobre a prática de realização do estágio supervisionado na área de Língua Portuguesa, a fim de que essa seja uma experiência que permita formar profissionais mais críticos, reflexivos e autônomos.

Keywords: Formação Docente, Estágio Supervisionado, Língua Portuguesa


Minicurrículo:

LETÍCIA FONSECA RICHTHOFEN DE FREITAS

Possui graduação em Letras (PUCRS), Mestrado (2002) e Doutorado (2006) em Educação UFRGSl. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2008 e 2009) na UFRGS e em Linguística Aplicada (2015) na UFRJ. Atualmente é professora associada no Centro de Letras e Comunicação e no programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. Desenvolve pesquisas na interface das áreas de Educação e de Letras.



VANESSA DOUMID DAMASCENO

Vanessa Doumid Damasceno  é doutora em Letras (UCPEL). É professora adjunta do Centro de Letras e Comunicação, CLC, da Universidade Federal de Pelotas . Atualmente exerce a função de Diretora do CLC. Desenvolve pesquisa e extensão sobre os seguintes temas: formação de professores, as TIC no contexto escolar, o ensino e a aprendizagem de português como língua estrangeira (PLE).