ENUNCIAÇÃO, DISCURSO E SUAS INTERFACES

Authors:JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR 1, VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA 1
Institution1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (Pernambuco-Brasil)

Abstract

Os estudos relativos à enunciação e ao discurso têm crescido quantitativa e qualitativamente há algum tempo na Europa e no Brasil, abordando desde questões relacionadas às bases epistemológicas que sustentam pesquisas de cunho enunciativo-discursivo até suas implicações para o tratamento de fenômenos relacionados aos mais diversos contextos de uso da linguagem, como: ensino, trabalho, transtornos de linguagem, literatura, comunicação etc. Embora sejam variadas e, por vezes, divergentes as perspectivas que regem tais estudos, é possível perceber que o ponto comum entre eles está relacionado ao princípio de que a língua e a produção de sentidos são afetadas por situações concretas de emprego da língua. Em outras palavras, os estudos sobre fenômenos enunciativo-discursivos partem do princípio de que a compreensão desses fenômenos está diretamente ligada à colocação da língua em uso. Este simpósio temático busca, assim, reunir trabalhos voltados para discussões de pesquisas teóricas e de análises sobre enunciação e/ou discurso e suas interfaces ligadas à subjetividade e à construção de sentidos: enunciação/discurso e ensino de língua, enunciação/discurso e transtornos de linguagem, enunciação/discurso e trabalho, enunciação/discurso e letramento, enunciação/discurso e aquisição da linguagem, enunciação/discurso e psicanálise, enunciação/discurso e literatura, enunciação/discurso e filosofia, enunciação/discurso e comunicação, enunciação/discurso e mídias impressas e digitais.

Keywords: enunciação, discurso, usos de linguagem


Minicurrículo:

JOSÉ TEMÍSTOCLES FERREIRA JÚNIOR

José Temístocles Ferreira Júnior é graduado em Letras (UFPB), mestre em Linguística (UFPB), e doutor em Linguística (UFPB/UFRS), atuando principalmente nos seguintes temas: constituição subjetiva; enunciação; interação mãe-bebê; dêixis; indicadores de subjetividade; Benveniste; categoria de pessoa; autismo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco.



VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA
Vicentina Ramires é graduada em Letras (UFPE), mestre em Educação (UFPE), doutora em Linguística (UFPE) e pós-doutora em Linguística Aplicada (UECE/Université Paris Descartes-Sorbonne). É professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco e desenvolve estudos relacionados a gêneros textuais, AD francesa, análise crítica de discursos e identidade de gêneros.