ENTRE TEXTOS E MULHERES: O ESPAÇO DO FEMININO NA LITERATURA

Authors:KARLA RENATA MENDES 1, MARCELO FERREIRA MARQUES 1
Institution1 UFAL/Arapiraca - Universidade Federal de Alagoas (Alagoas)

Abstract

Desde que Marie Olympia Gouges, apresentou, em 1791, à Assembleia Nacional Francesa, a Declarátion des droits de la femme et de la citoyenne (Declaração dos direitos da mulher e da cidadã), um dos primeiros documentos a defender a ideia de que todas as mulheres deveriam ter os mesmos direitos dos homens, inclusive de propriedade e liberdade de fala, e que, em contrapartida, deveriam também assumir as responsabilidades cabíveis aos cidadãos do sexo masculino, muito ainda se tem discutido e refletido sobre o papel social e literário da mulher. Com a propagação dos ideais feministas, assistiu-se a uma difícil mas as persistente inclusão do sexo feminino em espaços homogeneamente masculinos, como o da literatura, e para isso colaboraram as reflexões de escritoras como Virgina Woolf ou Simone de Beauvoir, nas décadas de 30 e 40. Já na década de 70, a crítica feminista e as questões de gênero começaram a ganhar espaço nos estudos literários, trazendo à tona o “apagamento” que muitas escritoras sofreram, consequência, dentre outros fatores, do predomínio de uma sociedade patriarcal e dominantemente masculina. A partir de então, enfatizou-se a necessidade de se pesquisar com um olhar mais aprofundando os textos escritos por mulheres. Nesse sentido, o presente simpósio pretende abarcar um pouco da heterogeneidade de pesquisas que contemplem a autoria feminina, destacando possíveis peculiaridades e características de autoras brasileiras e estrangeiras já consagradas, bem como revelando escritoras ainda não plenamente reconhecidas pela crítica. Além disso, serão aceitos trabalhos que contemplem a crítica feminista por diferentes vieses, incluindo, por exemplo, a análise de personagens femininos em textos escritos por homens.

 

Keywords: Literatura, Feminino , Gênero


Minicurrículo:

KARLA RENATA MENDES
Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. É Doutora em Letras, com a tese intitulada: Navegando em mares lusitanos: diálogos transatlânticos entre Cecília Meireles e Portugal, defendida na Universidade Federal do Paraná, com período de bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Atualmente, é docente da área de Literatura no curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca.

MARCELO FERREIRA MARQUES

Doutor em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Alagoas (2013), instituição na qual também desenvolveu Mestrado (2009) e Graduação (2007). Atualmente, é docente no Curso de Letras da Ufal, no campus de Arapiraca.  É integrante do grupo de Pesquisa Interartes. Atua na área da poesia brasileira contemporânea, canção e relações variadas entre a literatura e outras artes e Literatura e Ensino.