CAMINHOS DA LITERATURA: UMA HISTÓRIA DOS IMPRESSOS LUSO-BRASILEIROS DOS SÉCULOS XVIII E XIX

Authors:NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO 1, VIRNA LÚCIA CUNHA DE FARIAS 2
Institution1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (Pernambuco/Brasil), 2 IFPB - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba (Paraíba/Brasil)

Abstract

A presença da literatura nos impressos dos séculos XVIII e XIX criam possibilidades de análise de uma nova história da literatura ou traz uma nova perspectiva para essa historiografia, tomando como ponto de partida os modos e práticas de leitura, suas táticas e suas representações. Amparados em postulados teóricos da História Cultural (CERTEAU, 2006 e 2012; BOURDIEU, 2005; CHARTIER, 1991, 1997 e 2004), segundo os quais as noções de apropriação, práticas de leitura e representação da comunidade leitora, sem descartar a materialidade dos impressos, são necessários para se compreender o contexto de produção e circulação da literatura luso-brasileira na historiografia dos séculos em questão. Os resultados esperados em nossa proposta apontam para a possibilidade de se perceber o(s) discurso(s) que constituíram os impressos de Setecentos e Oitocentos no cenário político, social e cultural do Brasil e de Portugal. Além do espectro discursivo, inerente a pesquisas dessa natureza, outro aspecto relevante de nossa proposta de Simpósio Temático é buscar propor uma metodologia que leve em consideração a materialidade do texto como instrumento de produção de sentido, uma vez que, segundo D. F. Mac Kenzie (2004), a materialidade, seu suporte, o estilo tipográfico etc., determinam o sentido que o texto assume mediante a relação texto-leitor. Buscamos, então, na nossa proposta, reunir trabalhos que reflitam sobre o contexto de produção e de circulação do literário nos dois séculos em questão, pensando as práticas de leitura a partir da materialidade dos escritos e das condições de circulação próprias dos períodos delimitados.

Keywords: História da Literatura, História da Leitura, História Cultural, Impressos dos séculos XVIII e XIX


Minicurrículo:

NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO

O pesquisador é Mestre e Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de História da Literatura e da Leitura, atuando principalmente nos estudos de Literatura luso-brasileira do século XIX, movimentos de linguagem, cinema, psicanálise e sujeito. Possui diversos artigos pubicados sobre os temas citados acima. Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Pernambuco e atua no Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE.



VIRNA LÚCIA CUNHA DE FARIAS

A pesquisadora é Mestra e Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Literatura e estudos sobre Machado de Assis. É autora do livro “Machado de Assis na imprensa do século XIX: práticas, leitores e leituras”, publicado em 2016 pela Paco Editorial.