ESQUECIMENTO E SILÊNCIO: DIMENSÕES DISCURSIVAS

Authors:DANIELA PALMA 1, LAURO BALDINI 1, LUCÍLIA MARIA ABRAHÃO E SOUSA 2
Institution1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas (SP/Brasil), 2 USP - Universidade de São Paulo (SP/Brasil)

Abstract

Este simpósio pretende acolher trabalhos que ajudem a refletir sobre o processo de produção de sentidos em suas relações com o esquecimento, o silêncio e a interdição. Partimos aqui da compreensão de que toda discursividade convoca um trabalho de memória que permite em si o esquecimento e que, em termos mais amplos, as práticas discursivas comportam o silêncio. Narrar não é apenas uma operação que estabelece o que a narrativa inclui, é ainda o gesto que exclui o não narrado. Da mesma maneira, o arquivamento – tanto em sentido material-documental como na dimensão psíquica – é tanto um procedimento de guarda como de descarte. Assim, o dito e o não dito se articulam linguística e politicamente. Tanto o esquecimento quanto o silêncio trazem a dimensão daquilo que é constitutivo da linguagem, mas também daquilo que pode ser interpretado como operação de apagamento, interdição, recalque, tabu e censura. Desse modo, esquecimento e silêncio não devem ser compreendidos apenas como negação das discursividades sociais e subjetivas, mas também como elementos constitutivos das dinâmicas de produção, constituição e circulação discursiva e como potencialidades enunciativas e de práticas de si (um vir-a-ser discurso, o que pode ser relacionado com noções como a de agência e a processos de reinscrições). A ideia do simpósio é justamente abrir possibilidades de dar um giro a mais em torno desses termos, tomando-os como dimensões do discursivo. Com essas premissas, tenciona-se reunir pesquisadores cujos estudos trabalhem com temas e materialidades de linguagens variados, passando por múltiplos campos e linhas de pesquisa como análise do discurso, literatura, psicanálise, tradução, história, estudos culturais, direito, artes, comunicação etc.

Keywords: memória, discurso, arquivo, interdição, reinscrição


Minicurrículo:

DANIELA PALMA

Professora do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. Coordena o grupo de pesquisa em Linguagem e Direitos Humanos.



LAURO BALDINI

Professor do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP. Membro fundador do Centro de Pesquisa PoEHMaS (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades).



LUCÍLIA MARIA ABRAHÃO E SOUSA

Professora da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto. Coordenadora do E-L@DIS – Laboratório discursivo, sujeitos e sentidos em movimento. Membro do Fórum do Campo Lacaniano - SP.