A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: DAS PROPOSTAS DE COLABORAÇÃO ÀS PESQUISAS

Authors:LÍLIA SANTOS ABREU-TARDELLI 1, SOLANGE ARANHA 1, SUZI MARQUES SPATTI CAVALARI 1
Institution1 UNESP - Universidade Estadual Paulista (São Paulo/Brasil)

Abstract

Este simpósio tem como objetivo geral apresentar resultados de pesquisas e/ou relatos de experiência sobre a formação de professores de línguas no escopo da linguística aplicada. Dentro dessa perspectiva, as coordenadoras desta proposta, pesquisadoras dos grupos ALTER-FIP (Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações - Formação, Intervenção e Pesquisa) e Teletandem: Transculturalidade das interações online via webcam, ambos cadastrados no CNPq, compreendem que o cenário sócio-histórico nos conclama a (re)inventar os espaços de formação, utilizando-nos das tecnologias de comunicação e informação, ou recriando os espaços tradicionais, tanto do ponto de vista da efetivação da formação quanto da geração de dados para fomentar pesquisas que possam apontar caminhos por meio das línguas, entre elas e com elas. Colocando a linguagem como a atividade motora central nesses processos, o presente simpósio busca apresentar, discutir e possibilitar reflexões teórico-metodológicas sobre espaços colaborativos de ensino e aprendizagem entre instituições e entre agentes da educação. Com isso, pretende-se abrir espaço para a discussão de diferentes abordagens teórico-metodológicas que apontem possibilidades de colaboração em variados cenários educacionais (presenciais ou a distância) na formação de professores de línguas (materna, estrangeira, segunda língua, língua de herança), assim como de ferramentas que possibilitem a formação docente (inicial e continuada) e discente (básica ou superior).

Keywords: formação de professores, ensino e aprendizagem de línguas, telecolaboração


Minicurrículo:

LÍLIA SANTOS ABREU-TARDELLI

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e professora assistente doutora da UNESP, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos na linha Ensino e Aprendizagem de Línguas. É líder do grupo ALTER - FIP e membro do GT de Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL e suas pesquisas abraçam as temáticas de gêneros textuais, material didático, trabalho docente e formação de professores.



SOLANGE ARANHA

Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP e doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP – Araraquara. Atualmente é professora assistente doutora de língua inglesa na UNESP- São José do Rio Preto, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. Atua na área de Linguística Aplicada, linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfocando os seguintes temas: gêneros textuais e discursivos, telecolaborção, teletandem e corpus de aprendiz.



SUZI MARQUES SPATTI CAVALARI

Mestre e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Atualmente é professora assistente doutora de língua inglesa na mesma universidade, campus de São José do Rio Preto, em nível de graduação. Na pós-graduação, atua na área de Linguística Aplicada, linha de Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfocando principalmente os seguintes temas: ensino-aprendizagem de língua estrangeira, teletandem e telecolaboração, autonomia, autoavaliação.