O DESÍGNIO, O DESENHO, A TRAMA: DOS SENTIDOS NO TEXTO OSMANIANO

Authors:ELIZABETH DE ANDRADE LIMA HAZIN 2, MARIA ARACY BONFIM 1
Institution1 UFMA - Universidade Federal do Maranhão (MA/ Brasil), 2 UnB - Universidade de Brasília (DF/Brasil)

Abstract

Nos dias atuais o mundo assiste à incrementação avassaladora de um discurso a respeito do visual, o que consequentemente acarreta um olhar cada vez mais aprofundado sobre o literário, olhar capaz de estabelecer relações as mais diversas entre texto e imagem. Assim – ao refletir sobre o conceito de textualidade - esse simpósio pretende refletir principalmente sobre o seu desdobramento em relação ao texto osmaniano, ou seja, sobre como se dá no espaço da obra o diálogo entre texto e imagem e em que medida isso afeta a criação literária desse escritor. Pretende, pois, investigar o verbal e o visual que surgem em seu discurso ficcional – sobretudo a partir de Nove, Novena (1966), na tentativa de apreender o mecanismo intersemiótico que subjaz à fatura do texto, tornando-o tão peculiar. Esse simpósio receberá trabalhos que ampliem o conceito de textualidade a partir de investigações que contemplem: 1) o modo como o texto ficcional de Osman Lins dialoga com o visual e como o autor lança mão de tal aprendizagem na elaboração estética de seu conteúdo; 2) a ressignificação da utilização da imagem a partir do diálogo entre ela e o texto, ou seja, a compreensão de como a influência do visual afeta o fazer literário e configura sua rede de significações.

Keywords: Transposição Intersemiótica, Estética comparada, Osman Lins, , Literatura e Artes


Minicurrículo:

ELIZABETH DE ANDRADE LIMA HAZIN

Doutora em Literatura Brasileira pela USP, com pos-doutoramentos na Università di Roma e na USP (junto ao arquivo Osman Lins, IEB). Atualmente é Colaboradora Plena do Programa de Pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da UnB  e Líder do grupo de pesquisa "Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário", com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenou cinco eventos (UnB) e quatro simpósios na ABRALIC, todos sobre Osman Lins.



MARIA ARACY BONFIM

Professora do quadro permanente do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão onde ministra disciplinas literárias e coordena o grupo Grifo – estudos literários. Doutora em Literatura e práticas sociais pela Universidade de Brasília, em que defendeu tese sobre obra de Osman Lins. Integra como pesquisadora grupo de pesquisa "Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário" da UnB.