VOZES DA LITERATURA E DA LEITURA: DAS MARGENS QUE SE TORNAM BORDAS

Authors:MARIA CAROLINA DE GODOY 1, SHEILA OLIVEIRA LIMA 1
Institution1 UEL - Universidade Estadual de Londrina (Paraná/Brasil)

Abstract

O simpósio propõe a discussão acerca da leitura com base em dois núcleos reflexivos centrais: o modo como a leitura contribui para ressignificação das experiências subjetivas e identitárias e a importância das obras literárias nesse processo. O título ressalta as “leituras à margem” a fim de se destacarem tanto as atividades de leitura realizadas em espaços distintos do escolar quanto as obras consideradas fora do eixo canônico. Desse modo, pretende-se ampliar o debate sobre leitura e literatura para que se possam inserir resultados de pesquisas realizadas dentro e fora do âmbito escolar. Destacam-se duas linhas teórico-críticas relevantes para tal reflexão : a primeira delas diz respeito ao letramento, tomando-o de modo amplo, isto é, considerando a capacidade de interação por meio da escrita em suas diversas manifestações, mas incluindo também as manifestações orais que inscrevem as diversas vozes no complexo tecido social; a outra linha refere-se à subjetividade leitora, elemento fundamental para a efetivação da experiência literária. Dessa forma, serão aceitos trabalhos que estejam vinculados à proposta deste simpósio, direta ou indiretamente, e que apresentem pesquisas para colocar em debate a leitura e a literatura nas perspectivas teóricas delineadas, que poderão manter diálogo com outras linhas relevantes para enriquecer a experiência do simpósio.

Instituição de Fomento: Fundação Araucária
 

Keywords: Leitura, Literatura, oralidade, Identidade, Subjetividade


Minicurrículo:

MARIA CAROLINA DE GODOY

Maria Carolina de Godoy é professora adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina e atua no curso de graduação e pós-graduação em Letras. É líder do grupo de pesquisa “Literatura afro-brasileira e sua divulgação em rede” e coordena projetos de pesquisa voltados à produção afro-brasileira. É pesquisadora visitante do PACC/UFRJ. E-mail: mcdegodoy@uol.com.br



SHEILA OLIVEIRA LIMA

Professora do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas. Atua na licenciatura e na pós-graduação, nos programas PPGEL (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) e Profletras (Mestrado Profissional em Letras), todos na UEL. Desenvolve pesquisa sobre o fenômeno a leitura e a formação do leitor dentro e fora do âmbito escolar. É membro dos grupos de pesquisa GOLE-UEP (Grupo Oralidade, leitura e escrita) e FELIP-UEL (Formação e Ensino em Língua-Portuguesa).