PROJETOS ESCOLARES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors:RENATA BARBOSA VICENTE 1, CRISTINA LOPOMO DEFENDI 2
Institution1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco –UFRPE (Brasil), 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologi - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Brasil)

Abstract

Esta área temática é destinada a professores da educação básica que têm interesse em compartilhar no SIMELP projetos educacionais, planejados e executados por profissionais de educação em escolas de ensino fundamental e médio. Espera-se, com esta área temática, na modalidade pôster, construir uma atmosfera de troca de saberes entre professores e pesquisadores, valorizar e divulgar – em um evento científico de grande abrangência – as práticas realizadas na escola. Assim, serão bem-vindos todos os projetos, experiências educativas e/ou relatos de práticas, podendo ser interdisciplinar ou não, mas que de alguma forma esteja relacionado à língua portuguesa, e/ou aos gêneros textuais, e/ou à literatura, e/ou à produção textual, e/ou à leitura, e/ou à escrita, e/ou ao letramento, e/ou à alfabetização, e/ou às ferramentas digitais, e/ou às metodologias ativas para uma educação inovadora e etc. Os profissionais da educação, quando pensam em suas salas de aula, buscam as soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham interesse e participação quanto aos conteúdos abordados. Nesse sentido, sabemos que a proposta de se trabalhar com projetos é exatamente a de proporcionar um ambiente favorável ao saber. É fato que estes projetos passam por sucessos ou dificuldades para atingir alguns resultados, por isso convidamos os professores de educação a compartilhar no SIMELP suas experiências.

 

Keywords: Projetos, Educação básica, metodologias ativas, prática docente


Minicurrículo:

RENATA BARBOSA VICENTE

Doutora e mestre em Filologia e Língua pela Universidade de São Paulo. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenadora do grupo de pesquisa LATEC e membro do grupo de pesquisa LINC. Coordenadora do projeto de extensão “Construindo saberes junto à melhor idade”, no qual promove atividades de cultura e educação para idosos. Desenvolve pesquisas em estudos de Cognição, Mudança gramatical, Letramento e Tecnologias educacionais, interessa-se por Metodologias Ativas.



CRISTINA LOPOMO DEFENDI

Doutora e Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. É professora do Instituto Federal de São Paulo e coordenadora do subprojeto PIBID Letras. Faz parte dos grupos de pesquisa: “Linguagem e cognição” (USP-CNPq), “Descrição do Português do Brasil” (IFSP-CNPq) e “Grupo de Estudos da Linguagem – GELIFSP” (IFSP-CNPq). Atua nos seguintes temas:Gramaticalização, Mudança Linguística, Livro didático de LP, Leitura e produção textual, Ensino de Língua Portuguesa.