PROCESSOS DE ESCRITURA: GÊNEROS TEXTUAIS, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA ESCRITA

Authors:LIDIANE EVANGELISTA LIRA 1, KALL ANNE AMORIM 2
Institution1 UPE - Universidade de Pernambuco (Alagoas/Brasil), 2 Estácio FAL - Faculdade Estácio de Alagoas (Alagoas/Brasil)

Abstract

O desenvolvimento da competência de escrita assenta-se em uma concepção interacional da linguagem constituída sócio-historicamente (Bakhtin, 1992). Neste sentido, práticas efetivas de processos de ensino e aprendizagem de produção textual defendem a necessária circulação de gêneros textuais oferecidos para leitura como ponto de partida para a escritura (Calil, 2016; Rojo, 1998). Considerando que a aprendizagem da escritura implica uma multiplicidade de fatores de ordem didático-pedagógicas, relacionados ao funcionamento da língua e do discurso, e às características cognitivas do escrevente, este simpósio se propõe a discutir práticas efetivas de produção textual que favoreçam a imersão em um gênero e o progressivo domínio da competência de escrita. Portanto, pretendemos que sejam apresentados estudos que investiguem: i) as múltiplas facetas da escritura e o processo criativo em situações escolares; ii) práticas de intervenção no ensino de escritura com enfoque em análise de elementos linguísticos; iii) experiências metodológicas de ensino, concebendo a escrita enquanto atividade processual. Este simpósio visa a compartilhar conhecimentos e metodologias produzidas no domínio da Genética textual e Didática da escrita, vinculadas a abordagem de gêneros, de modo a dialogarmos sobre situações de produção textual - com ênfase nos procedimentos de escritura implicando questões de ordem mais didáticas, bem como os saberes que são construídos em dados empíricos gerais e particulares.

 

Keywords: Processos de escritura, Gêneros textuais, Didática da escrita, Elementos linguísticos


Minicurrículo:

LIDIANE EVANGELISTA LIRA

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professora assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente, integra o grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e do Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME). Fez estágio de doutoramento na Université de Cergy Pontoise, França. Suas pesquisas situam-se em torno da metodologia de ensino de língua escrita e do uso do discurso reportado em processos de escritura em tempo real.



KALL ANNE AMORIM

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Realizou estágio de doutoramento na Université de Cergy Pontoise, França. Atualmente, é professora titular 1 da Faculdade Estácio de Alagoas, integrante do grupo de pesquisa Escritura, Texto & Criação (ET&C) e colaboradora do Laboratório do Manuscrito Escolar (L’ÂME). Seus estudos incidem sobre os processos de escritura em tempo real em contexto escolar, possuindo por objeto privilegiado o discurso reportado.